09 de novembro de 2020

Por que investir na alvenaria estrutural na sua obra?

Se você pretende construir, é normal que em algum momento surja a dúvida de qual método de construção utilizar. Isso ocorre porque existem muitos produtos e a maioria das pessoas não conseguem identificar qual deles se adapta melhor às condições da sua obra. Pensando nisso, vamos explicar hoje um pouco mais sobre esses métodos e por que você deve investir na alvenaria estrutural. 

Confira mais informações sobre o assunto, a seguir!

Por que é importante conhecer os métodos de construção?

Para aqueles que não entendem muito do assunto, pode parecer uma escolha simples ou até mesmo irrelevante, mas não é esse o caminho certo a se seguir. A escolha do método construtivo é um passo importante em uma obra, que deve ser definido ainda no planejamento da construção - já que essa escolha influencia diretamente no orçamento, na aparência e no prazo de entrega da obra.

Para início de conversa, precisamos entender quais são os principais métodos de construção e quais as diferenças entre eles. Os processos mais utilizados na construção civil são: paredes de concreto, container, concreto PVC, perfis de aço, madeira, wood frame, steel frame, concreto pré-moldado, alvenaria tradicional, alvenaria estrutural, entre muitos outros. 

Porém, no texto de hoje, vamos focar no método construtivo de alvenaria estrutural e abordar quais são as vantagens desse tipo de construção e os diferenciais comparado ao outros recursos. 

O que é a alvenaria estrutural?

Cada vez mais a alvenaria estrutural vem tomando espaço na construção civil - mas essa história não começa por aqui, pois o método teve origem na pré-história. Isso mesmo, um processo tão antigo vem se aperfeiçoando ao longo do tempo e sendo cada vez mais uma referência. 

A alvenaria estrutural recebe esse nome justamente por ser um produto onde a estrutura e a vedação da construção são realizadas simultaneamente. Ou seja, esse sistema não necessita de pilares, vigas ou outras formas de sustentação, os próprios blocos suportam seu peso e os pesos excedentes. 

Esses blocos podem ser de concreto ou cerâmica. Os blocos assumem diversas funções dentro da obra, eles são responsáveis pela função de paredes, de separar os ambientes, para garantir o sistema de isolamento acústico e o isolamento térmico, por transmitir os esforços do edifício para a fundação, por proteger a construção dos fenômenos naturais, como, por exemplo: chuvas, ventos e muitas outras funções. 

A principal diferença da alvenaria estrutural para os demais métodos construtivos está na forma de distribuição dos pontos de resistência e no método de execução. Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog, abordando as principais diferenças entre a alvenaria de vedação e a alvenaria estrutural: clique aqui para conferir o texto na íntegra. 

Quais as principais vantagens da alvenaria estrutural?

Assim como apresenta diferenciais, a alvenaria estrutural também conta com vantagens quando comparada aos demais processos construtivos. Entre elas estão: 

Economia

Uma obra realizada com alvenaria estrutural acaba se tornando mais barata, devido à redução de mão de obra e de tempo de serviço, além de economizar materiais que seriam usados em outros métodos de construção, como: madeira, aço, argamassa e concreto. 

 Praticidade no canteiro de obras

Outra vantagem da alvenaria estrutural é a praticidade nas obras, já que não acontece o desperdício de produtos como nos demais métodos de construção. Sendo assim, o canteiro de obra permanece mais organizado e limpo, tornando o ambiente mais prático, além de diminuir o risco de possíveis acidentes de trabalho. 

Lembrando que é imprescindível contar com um fornecedor de confiança, que entregue produtos de qualidade e possuam Certificado de Qualidade da ABCP (www.abcp.org.br). 

Os blocos de concreto devem passar por testes, inspeções e atender às normas de exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6136 da ABNT), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de ser certificado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). 


Com todas essas dicas, ficou mais fácil entender por que você deve investir na alvenaria estrutural na sua obra, não é mesmo? Entre em contato com a equipe da Piramide Pré-Moldados e garanta qualidade e eficiência na sua construção! Solicite agora mesmo seu orçamento.