10 de julho de 2020

Construção civil é modelo para volta ao trabalho na pandemia

Não é mais uma novidade que a pandemia do novo coronavírus modificou a rotina de grande parte dos trabalhadores do país. No entanto, o que chama a atenção no momento é a forma como alguns setores conseguiram se adaptar a essas novas mudanças e alcançar resultados positivos diante de todo esse caos (que é o caso da construção civil). No texto de hoje vamos entender um pouco mais sobre este assunto e porque a construção civil é uma referência na volta ao trabalho no pós pandemia!
Boa leitura!
De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a construção civil é um modelo a ser seguido na volta ao trabalho na pandemia, pois é um dos únicos setores que interromperam suas atividades por poucos dias e estão atuando hoje com aproximadamente 93% da sua capacidade produtiva. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Além disso, os dados também apontam que a construção civil teve uma baixa contaminação em comparação ao volume de trabalhadores envolvidos no setor, pois ele soube administrar a situação e evitar o contágio de forma drástica.
Mas a pergunta é: como a construção civil conseguiu manter resultados tão positivos diante da pandemia do novo coronavírus? É o que vamos conferir agora!

Construção civil e as medidas de proteção nos canteiros de obras

Medidas protetivas no ambiente de trabalho

As empresas da construção civil já saíram na frente em relação às medidas protetivas no ambiente de trabalho, justamente pelo fato de que os equipamentos de segurança já fazerem parte da rotina para execução dos serviços - diferente da grande parte dos outros setores.
A segurança do trabalho na construção civil já era uma prioridade antes mesmo da pandemia, afinal o uso de máscaras e luvas em seus materiais de EPI’s, já são obrigatórios. O que auxiliou na prevenção do contágio do novo coronavírus.
Outra maneira que a construção civil encontrou de proteger seus colaboradores do contágio, foi levando a sério o monitoramento dos trabalhadores. A preocupação vai além do local de trabalho, o cuidado é de forma geral, como, por exemplo, os profissionais acima de 60 anos serem dispensados para as férias, e a divisão dos colaboradores em pequenas equipes para evitar aglomerações.
A Piramide, logo no início da crise, produziu um conteúdo com as 5 medidas de proteção para canteiro de obras no Brasil contra o coronavírus, confira na íntegra neste link.

Como os outros setores da economia devem enfrentar a volta ao trabalho na pandemia?

Como já citado, a construção civil deve servir de modelo para a volta ao trabalho na pandemia - ou seja, os demais setores podem analisar os pontos positivos abordados pela área e assim ir se adaptando às novas mudanças nas rotinas de trabalho.
Infelizmente ainda não se prevê o fim da pandemia do novo coronavírus, dia após dia a busca pela resolução deste problema é procurada incansavelmente. Mas antes que tudo se normalize, é preciso planejar o retorno às atividades e a rotina corporativa.
Existem muitos passos que precisam ser seguidos para fazer da volta ao trabalho uma experiência tranquila e segura. O primeiro deles, com toda certeza, deve ser priorizar a proteção de todos os colaboradores, ainda que seja um cenário pós-pandemia, as medidas de higiene e prevenção de contágio devem continuar sendo seguidas para o bem-estar de todos.
E os demais passos para a retomada das atividades é direcionar os colaboradores de forma que voltem a se sentir à vontade em seus ambientes de trabalho. É importante ressaltar que não só os colaboradores precisam se adaptar à nova realidade, mas principalmente a gestão da empresa, para que possam identificar quais pontos precisam ser mudados e o que pode realmente ser melhorado nesse novo cenário pós pandemia.
Além disso, o pós pandemia deve ser levado como um recomeço para grande parte das empresas, que provavelmente irão reavaliar suas reais necessidades e quais estratégias podem ser mais eficientes nessa retomada.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe muitos outros seguindo as redes sociais da Piramide: Facebook e Instagram. E fique por dentro de todas as nossas novidades em produtos e na construção civil em geral.