08 de maio de 2020

Blocos de Concreto e Blocos Cerâmicos: saiba as diferenças!

Sabe aqueles produtos que têm a mesma finalidade e acabam nos deixando confusos na hora de escolher qual supre melhor nossas necessidades? Na construção civil, é o caso dos blocos de concreto e blocos cerâmicos - que ainda geram dúvidas ao consumidor. Por isso, vamos apresentar hoje as principais diferenças entre esses dois produtos!

O que são blocos de concreto?

Blocos de concreto são unidades de blocos retangulares de tamanhos variados, que são utilizados na construção civil para obras de muros, paredes de alvenaria de vedação e estrutural - também são conhecidos como blocos de cimento.  Os blocos de concreto são constituídos por cimento, água, aditivos e outros elementos agregados. Nas fábricas, todos esses elementos são misturados, emoldurados, desmoldados e levados a altas temperaturas para assim garantir a resistência do produto - e só depois disso vão para os testes de qualidade.

O que são blocos cerâmicos?

A principal matéria prima dos blocos cerâmicos é a argila. Assim como os blocos de concreto são em geral retangulares de tamanhos variados, além disso também são utilizados na construção civil em muros e paredes de alvenaria de vedação e estrutural. São os conhecidos tijolos.  Os blocos cerâmicos possuem coloração avermelhada, apresentam canais/furos ao longo do seu comprimento e como já citado anteriormente, sua principal matéria-prima é a argila - diferente dos blocos de concreto. Agora que já sabemos um pouco mais sobre os dois produtos e suas composições, vamos analisar quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um deles. Veja a seguir! 

Quais as vantagens e desvantagens dos blocos de concreto?

Vantagens:

Desvantagens:

Quais as vantagens e desvantagens dos blocos cerâmicos? 

Vantagens:

Conforme citado acima, já podemos identificar algumas das vantagens dos blocos cerâmicos em relação aos blocos de concreto, como, por exemplo: o melhor desempenho térmico; a maior leveza que facilita a logística e transporte para o canteiro de obras; o menor risco de movimentação das peças, que possibilita ter juntas de dilatação maiores. Mas, além disso, esse tipo de peça permite uma maior flexibilidade de layout das construções e são mais indicadas para uso de vedação. 

Desvantagens:

Após esse levantamento ficou mais fácil de analisar qual dos dois produtos supre melhor as necessidades e demandas da sua construção, não é mesmo? No entanto, se você procura um produto com qualidade e rapidez para sua obra, a melhor opção são os blocos de concreto. Nós da Piramide somos especialistas em pré-moldados, entre eles os blocos de concreto produzidos com excelência e preocupação ambiental. Gostou desse conteúdo? Confira mais assuntos como esse, seguindo nossas redes sociais: Facebook e Instagram.