03 de novembro de 2020

Confira 3 estratégias para acelerar a obra

O setor da construção civil vive correndo atrás do tempo e por isso estratégias para acelerar a obra são sempre bem vindas. E é sobre algumas dessas estratégias que vamos abordar no texto de hoje. Vamos entender um pouco mais sobre como essas dicas para acelerar a sua construção podem ajudar nos processos internos e no resultado final de um projeto. 

Boa leitura!

A construção civil e os prazos de entrega 

Muita gente não sabe mas a construção civil é um dos setores que mais gira em torno de cronograma e de prazos. E esse é um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais da área. 

Um único projeto acaba envolvendo muitos colaboradores de diferentes departamentos, em diversas etapas, procedimentos e processos. E justamente por isso é uma área que exige planejamento e cronograma com prazos de entrega de cada uma das etapas da obra, para que assim seja possível colocar o projeto em prática da sua melhor forma, atendendo todos os requisitos de segurança. 

O cronograma da obra 

Não tem como falar de prazos, sem falar do cronograma da obra. Esse é um documento de extrema importância em uma construção, é um documento que tem como objetivo organizar as etapas da obra em diferentes categorias, determinando os prazos de cada processo e garantindo que todos sejam atendidos. 

O cronograma da obra, pode-se dizer que é a principal recomendação para quem procura estratégias para acelerar a obra. Já que a partir dele, é possível dar andamento a todos os outros processos e saber qual o prazo que cada serviço deverá ser executado. 

Mas ainda existem algumas outros métodos que também podem fazer uma grande diferença no prazo de entrega da obra e até mesmo facilitar os processos durante a sua construção. Vamos conferir algumas delas!

3 estratégias para acelerar a obra

Planejamento

Se você quer começar uma obra com o pé direito, essa dica é o seu primeiro passo para ter sucesso na obra: o planejamento. É isso mesmo, pode parecer simples, mas como a maioria dos projetos, na construção civil o planejamento também pode ser um diferencial. Por isso, essa é uma das principais estratégias para acelerar a obra. 

Com um bom planejamento e com o cronograma de construção em mãos - conforme citamos acima - fica mais fácil de você identificar os processos da obra, os prazos de cada serviço e só então encontrar soluções mais eficientes, que possam ajudar a acelerar o prazo final de entrega. 

Realizando a estratégia do planejamento é possível gerir melhor a mão de obra, prevenir possíveis contratempos, gerenciar riscos, controlar o financeiro, programar as compras e automaticamente atender os prazos solicitados. 

Escolha dos materiais e equipamentos 

E por falar em compras, o segundo passo de sucesso está na hora de escolher os materiais da construção. Essa também é uma valiosa estratégia para acelerar a obra. Os produtos escolhidos influenciam e muito nos prazos de entrega, isso por que cada material necessita de um tipo de serviço diferente e um tempo de execução diferente também. 

Escolher bons materiais e equipamentos diminui consideravelmente o risco de falhas durante o processo da obra. Evitando o retrabalho, fica mais fácil guiar os prazos da construção.  

Também é importante avaliar quais produtos atendem melhor os períodos determinados da obra, como, por exemplo, as peças pré moldadas podem ser utilizadas como uma das estratégias para acelerar a obra. 

Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog abordando as vantagens dos pré-moldados em obras. Clique aqui para ler na íntegra o texto. 

Conte com fornecedores de confiança 

Por último e não menos importante, a terceira estratégia para acelerar a obra é contar com bons fornecedores. Afinal, sem fornecedores de confiança, as estratégias anteriores acabam se invalidando. 

Conte com empresas especializadas, que tenham boas indicações no mercado. No canteiro de obras, a presença de fornecedores é quase que diária, por isso é tão importante confiar nos profissionais - tanto pela qualidade dos materiais quanto na qualidade dos serviços prestados, a pontualidade e eficiência nas demandas do dia a dia. 


Com essas estratégias para acelerar a obra ficou mais fácil dar continuidade ao seu projeto, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo e quer conferir muitos outros, siga nossas redes sociais:  Facebook e Instagram. E fique por dentro de todas as novidades da Piramide.