Início/Bloco de concreto/Alvenaria estrutural x alvenaria de vedação: entenda as diferenças

Alvenaria estrutural x alvenaria de vedação: entenda as diferenças

O sonho da casa própria é uma das principais realizações dos brasileiros. Ter um lar para chamar de seu é a certeza da independência financeira tão desejada. Por isso, na hora de construir seu imóvel é importante que você saiba qual o método de construção mais adequado para sua casa, alvenaria estrutural ou alvenaria de vedação?

Pensando em você que está na dúvida de qual método utilizar, a Piramide preparou algumas dicas das diferenças de ambos. Entenda!

Alvenaria de vedação: Dentre os dois métodos de construção esse é o mais utilizado no Brasil quando se trata de obras em residências. Na alvenaria de vedação, a sustentação é feita a partir de pilares, lajes e vigas, sendo as paredes apenas o modo de separação e fechamento dos futuros ambientes da casa.

Aqui, todo o peso na casa é absorvido pelos projetos feitos no início da construção, justamente os pilares, lajes e vigas, por isso o nome de alvenaria de vedação. Uma das características mais importantes desse método é que não há restrição quanto às medidas do projeto, por isso, se você quiser fazer uma reforma futuramente, isso não afetará a estrutura de sustentação do imóvel.

Se você tem pressa para ver seu imóvel pronto, a alvenaria de vedação não é mais recomendada, pois seu tempo de execução é um pouco maior devido ao tempo que os pilares, lajes e vigas tendem a ficar prontos para receber a estrutura de tijolos para a construção das paredes.

Alvenaria estrutural: Diferente do método de estrutura de vedação em que os pilares sustentam a casa, na alvenaria estrutural isso ocorre a partir das paredes. Nesse método, não há pilares e vigas, apenas as paredes sustentam o peso da laje e da cobertura da casa.

Por isso, na hora de construir as paredes o cuidado deve ser redobrado. Na alvenaria estrutural, as partes hidráulica e elétrica da casa devem ser feitas em conjunto com o assentamento dos blocos de concreto. Vale ressaltar que na alvenaria estrutural não deve haver corte nos blocos.

Uma das vantagens da construção a partir do método alvenaria estrutural é que o tempo de entrega da obra é bem menor, pois aqui, não há tempo de espera pela secagem de pilares e vigas para a construção das paredes. Além disso, a alvenaria estrutural oferece uma economia de até 15% em materiais e mão-de-obra. Esse método é muito encontrado em prédios em que não possuem fachadas de vidro, portas e janelas muito grandes, já que essa quantidade de peso pode sobrecarregar a estrutura da casa.

Agora que você já sabe a diferença entre a alvenaria de vedação e alvenaria estrutural, analise e escolha a que mais se adeque a sua obra.

Não perca nossas novidades! Siga a Piramide Pré-Moldados no Facebook e Instagram e fique por dentro dos nossos serviços, dicas e conteúdos.

Por | 2018-02-26T19:03:19+00:00 19 de fevereiro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário