22 de abril de 2022

Qual é a vantagem de construir com blocos de concreto?

O mercado de construção oferece uma ampla variedade de produtos, equipamentos e materiais para inúmeros tipos de obras e empreendimentos. E os profissionais da área que optam por construir com blocos de concreto podem atestar as inúmeras vantagens que o material apresenta. 

Uma das modalidades de pré-moldados mais atrativas do mercado, sendo usada principalmente em construções do setor industrial, os blocos de concreto são uma peça crucial em práticas de alvenaria estrutural — um dos sistemas construtivos mais eficientes e versáteis na atualidade.

Mas quais são as vantagens em construir com blocos de concreto? Existem tipos diferentes? Há uma verdadeira relação custo-benefício?

Foi buscando avaliar as vantagens de construir com blocos de concreto que nós, da Piramide, elaboramos este artigo, explorando os potenciais arquitetônicos e de engenharia que esse produto pode oferecer à sua obra. 

Intrigou-se pelo tema? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

Os tipos de bloco de concreto

Antes de avaliarmos as vantagens do uso de blocos de concreto em obras industriais e civis, precisamos entender minimamente o material do qual estaremos analisando. Para tanto, comecemos falando dos tipos diferentes de blocos de concreto e quais suas respectivas finalidades.

De forma geral, os blocos de concreto seguem um design praticamente uniformizado, e até mesmo clássico, constituído por um bloco de concreto que apresenta uma ou duas perfurações ao longo de sua estrutura. 

Como veremos a seguir, existem mudanças nesse design que refletem o papel desempenhado por cada variação dessa peça. Vejamos as principais delas:

1. Bloco estrutural

Popular entre projetistas dos mais variados tipos de casas, o bloco estrutural compõe a estrutura geral da casa e auxilia na sustentação das próprias cargas utilizadas na alvenaria.

Os buracos presentes no bloco estrutural são menores em diâmetro quando comparados ao bloco de vedação, por exemplo, o que permite que o bloco estrutural cumpra seu objetivo de sustentação através de uma forma mais robusta e resistente.

2. Bloco de vedação

O bloco de vedação é utilizado para selamento de paredes e vãos estruturais. Diferentemente do modelo anterior, o bloco de vedação confere estabilidade à estrutura construída através da distribuição de peso em colunas de madeira, concreto armado ou de metal, dependendo das necessidades do projeto e avaliação técnica, orçamentária e artística do arquiteto.

3. Bloco canaleta

Blocos de canaleta tem um design e propósito bem distantes dos modelos vistos até agora, tendo uma forma em formato de “U” e apresentando a principal função de constituir vigas sem necessidade de montagem de caixaria (fôrmas). 

São muito usados também no acabamento final de paredes, visto que eliminam a necessidade de cortar um bloco de concreto regular ao meio para que o acabamento de alvenaria possa ser feito, uma vez que seu formato de canaleta encaixa perfeitamente com as demais peças.

Avaliando as principais vantagens de construir com blocos de concreto

Assim como a maioria das peças pré-moldadas para construção, os blocos de concreto oferecem uma enorme praticidade para as equipes de obras, uma vez que o pedido de peças é definido antecipadamente, possibilitando um planejamento muito mais preciso da execução da obra.

Outro fator é um estímulo indireto sobre a produtividade de cada trabalhador, já que os blocos de concreto são materiais de fácil manuseio e neutralizam a necessidade de construir peças análogas no próprio canteiro de obra. 

Como resultado, os trabalhadores têm menos esforço e mais produtividade em um dia de trabalho, ao mesmo tempo em que os gerentes da obra economizam em produtos de concreto.

Mas não se trata de uma mera economia monetária, pois o custo-benefício em construir com blocos de concreto é perceptível na própria qualidade e resistência do produto, que lhe conferem um aspecto autoportante — isto é, não exige estruturas adicionais, como vigas ou pilares, para suportar a estrutura como um todo.

E então, gostou do texto? Se convenceu das vantagens em construir com blocos de concreto? Então não deixe de acessar o site da Piramide e conferir nossos produtos e soluções para todo o tipo de obra!