11 de outubro de 2021

5 cuidados com produtos de concreto

Os produtos de concreto, independentemente do seu tipo, são os mais utilizados em construções e obras em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que o concreto é um material resistente, possui grande durabilidade, versatilidade, entre outros diversos benefícios. Porém, mesmo um material com todos esses benefícios, alguns cuidados são essenciais para garantir a sua qualidade. A Piramide Pré-Moldados é especialista em produtos de concreto e preparou este texto especialmente para quem possui este material e quer garantir as suas vantagens. Confira a seguir os 5 principais cuidados que você deve ter com produtos de concreto. Boa leitura!

Cuidados com produtos de concreto

1. Fabricação

O primeiro cuidado com os produtos de concreto se inicia logo na sua fabricação. Muitas vezes o concreto é fabricado na própria obra, e, nesses casos, deve se ter ainda mais atenção. A fabricação do concreto é considerada simples, devido aos poucos materiais necessários. Entre eles estão o cimento, agregados (brita, areia), água e aditivos. Estes materiais podem variar de acordo com o tipo do concreto. Pela fabricação de qualquer produto de concreto depender da qualidade dos materiais e sua dosagem, este é o principal cuidado que deve ser tomado nessa etapa. No caso dos aditivos, a dosagem deve ser ainda mais cuidadosa.

2. Transporte

Caso o produto de concreto não seja fabricado no local, é o transporte que merece uma atenção especial. Nesse caso, é pré-moldado, ou seja, fabricado por uma empresa especializada e entregue na obra.  Como é a empresa que entrega, o cuidado está na escolha dela. Portanto, ao definir qual será a empresa responsável, procure saber como são os serviços de entrega. Se esse não for o caso, alguns pontos precisam ser pensados. O primeiro deles é o caminhão utilizado para fazer o transporte, assim como o empilhamento das peças. Garanta que o espaço seja suficiente para armazenar tudo, que haja um bom espaçamento entre elas. Além disso, o transporte do caminhão até a obra também precisa ser cuidadoso.

3. Pré-instalação

O período entre a entrega e instalação dos produtos de concreto também deve ser considerado. Aqui falamos do local onde eles serão armazenados, por exemplo. Procure evitar locais com constante movimentação ou sem vigilância. Garantir que os trabalhadores encarregados saibam como lidar com o produto faz toda a diferença para que ele continue sempre em bom estado. 

4. Instalação

A qualidade da instalação depende totalmente das pessoas encarregadas para essa tarefa. Portanto, assim como na dica anterior, garanta que os trabalhadores serão os ideais. Os pré-moldados tem como um dos seus benefícios a fácil instalação — o que já é uma grande ajuda.  Há também a possibilidade de uma empresa realizar a instalação, se o material for pré-moldado, por exemplo.  Aliás, esse é o ponto mais importante de qualquer material de construção! A má instalação de uma peça pode acarretar problemas irreparáveis.

5. Ambientação

Após a instalação o cuidado não acaba! Para garantir a durabilidade da peça, os cuidados pós-instalação são essenciais. Por exemplo, as instalações elétricas e hidráulicas devem ser feitas com atenção, caso contrário, o seu material pode ser danificado.  Ainda na obra, procure ao máximo evitar que eles entrem em contato com resíduos que possam danificá-los.   Gostou de saber como deixar seu material de concreto ainda melhor? Nós, da Piramide Pré-Moldados, somos especialistas em blocos e pavimentos de concreto. Para conhecer um pouco mais sobre os produtos oferecidos, não deixe de conferir nosso site