30 de novembro de 2018

Quais são os principais sistemas de construção e para quê são utilizados?

A construção civil [hoje] dispõe do que há de mais moderno no mercado em termos de materiais, equipamentos e sistemas de construção. No Brasil, um método comumente utilizado é a alvenaria convencional. Isso não quer dizer que outros não sejam utilizados no País. Aos poucos, outros sistemas de construção estão ganhando cada vez mais força, como: alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto.  

Alvenaria Convencional

Vigas, pilares e lajes de concreto armado fazem parte da estrutura de sustentação de edificações e a alvenaria possui função de vedação e divisão de ambientes. Para esses dois objetivos - vedar e separar -  normalmente utilizamos blocos cerâmicos. Pelo simples motivo de não necessitar mão de obra técnica e qualificada, o sistema construtivo com alvenaria convencional pode entregar obras com muitas patologias, gerando retrabalho e excesso de resíduos. Porém, apresenta inúmeras vantagens. São elas: Onde utilizar: Casas de campo/cidade e pequenas edificações  

Alvenaria Estrutural

Quando falamos em alvenaria estrutural, o próprio nome já diz: é a união da estrutura com a vedação do edifício por meio de blocos cerâmicos ou de concretos. O projeto de alvenaria estrutural complementa-se com os projetos elétrico e hidrossanitário. Em função do bloco a ser utilizado é que definiremos os vãos da edificação. Diferentemente da alvenaria convencional, a alvenaria estrutural requer mão de obra especializada, pois há um fator de risco nesta questão. Caso paredes e estruturas não estiverem niveladas perfeitamente e no prumo correto, poderão acontecer incidentes desagradáveis, além de perigosos. São as paredes que sustentam a edificação. Lembrando: para edificações com mais de 4 pavimentos, devemos utilizar barras de aço em meio aos blocos de alvenaria estrutural.   A alvenaria estrutural apresenta muitas vantagens em sua utilização Relacionamos algumas: Onde utilizar: Residenciais: é uma opção para construção de sobrados, imóveis populares e prédios com até 20 pavimentos. Comerciais: esse modelo atende imóveis de pequeno e médio porte. Sendo assim, pode ser utilizada em escritórios, escolas e prédios públicos.  

Steel Frame

Resumidamente, é um sistema construtivo pré-formatado baseado no conceito linha de produção, industrializado e racionalizado. A sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e o seu fechamento é realizado por placas de cimento, madeira ou drywall. A principal diferença para os outros sistemas de construção é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima - não necessitando de água para limpá-lo.  

Wood Frame

O sistema construtivo wood frame é bem similar ao steel frame, porém, ao invés de utilizar perfis de aço galvanizado, utiliza perfis de madeira de reflorestamento. O pinus é um exemplo.  

Paredes de concreto

Esse sistema construtivo utiliza paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes, por sua vez, são concretadas com o auxílio de formas (madeira ou metal) e montadas no local da construção de acordo com os critérios do projeto arquitetônico. As instalações hidrossanitárias e elétricas são embutidas, evitando quebra de paredes e retrabalhos. Pelo fato de as formas utilizadas para a montagem das paredes serem reutilizadas diversas vezes, esse sistema construtivo é indicado para construções em larga escala.   Veja algumas vantagens do sistema: Onde utilizar:   Podemos concluir que: Como tudo e todos acompanham tendências e tecnologias, a construção civil não poderia ser diferente, ruma à processos ágeis em escala industrial e fomenta melhores sistemas e métodos construtivos. Os formatos tradicionais de construção já demonstram resultados inferiores, menos produtivos e com menor qualidade se comparados aos sistemas industrializados. Porém, para cada necessidade devemos analisar: o desempenho de cada sistema, a mão de obra característica da região, a durabilidade que pretendemos empregar à construção, além de sua função. Cada sistema construtivo apresenta vantagens e peculiaridades. Portanto, é importante conhecê-los em todos os seus aspectos ao ponto de entendê-los com propriedade a fim de identificar qual o sistema ideal para cada tipo de obra.   Gostou de aprender um pouquinho mais sobre sistemas de construção? Caso queira conhecer nossas soluções em pré-moldados, fique à vontade! Entre em contato conosco e confira mais detalhes.