Início/Piramide Pré-Moldados/Concretos pré-moldado e pré-fabricado: Você conhece as diferenças?

Concretos pré-moldado e pré-fabricado: Você conhece as diferenças?

Nos dias de hoje, tudo, mas, absolutamente tudo mesmo, converge para um conceito comum a profissionais, empresas, organizações e, até, sistemas construtivos: métodos ágeis.

As nossas demandas (nos referimos aos sujeitos do parágrafo anterior) aumentam a cada dia, estão mais dinâmicas e precisam ser cumpridas em um menor espaço de tempo – face ao mercado, à concorrência e à globalização.

Na construção civil não poderia ser diferente. Da mesma forma, ela acompanha os movimentos e cenários de mercado – e busca utilizar em seus métodos e práticas: materiais mais baratos, econômicos e com maior praticidade.

O sucesso de uma obra depende, em parte, dos seus custos e da velocidade em que é executada. Por isso, materiais pré-fabricados e pré-moldados são as “meninas dos olhos” para engenheiros e arquitetos.

O Brasil, como de costume, observando e estudando as melhores práticas do mercado internacional – que sempre apreciou rapidez e qualidade em seus métodos construtivos – vem empregando tais materiais com bastante êxito em seus empreendimentos.

Antes mesmo de pensarmos na aplicação desses materiais, precisamos saber quais são as suas principais diferenças a fim de identificar as características de cada um. Dessa forma, teremos as informações necessárias para escolher o tipo de material que será empregado em nossa obra ou projeto.

Para conhecermos cada tipo de concreto – precisamos examinar com certo cuidado a NBR 9062:2017, que define os requisitos para o projeto, execução e o controle de estruturas de concreto pré-moldado, armado ou protendido.

 

Os tipos de concreto

Pré-moldados

Para extirparmos de uma vez por todas essa dúvida que nos assola faz bastante tempo, basta entendermos o que reza a NBR 9062. Segundo ela, materiais pré-moldados são os artefatos de concreto produzidos fora do local em que serão instalados de maneira definitiva.

Com relação ao controle de qualidade sobre os concretos pré-moldados: apresenta menor rigor, obrigando as empreiteiras e construtoras elevarem os seus níveis de inspeção e fiscalização, uma vez que a norma dispensa a existência de laboratório ou instalações semelhantes próprias.

Pré-fabricados

Parece repetição, mas não é. Da mesma forma que o concreto pré-moldado pode ser fabricado fora do local em que será instalado de maneira definitiva, acontece também com o pré-fabricado. Porém, esse tipo de concreto é produzido em regime industrial com total controle de qualidade.

Ao longo de sua fabricação, ensaios e testes são realizados a fim de observar os mais altos padrões e critérios de qualidade. Além das propriedades ensaiadas do concreto, o material precisa ser registrado com todas as suas informações: data, tipo de aço utilizado e responsáveis técnicos pela produção. O processo, por inteiro, visa garantir a boa procedência do concreto.

 

E agora? Quais são as vantagens do concreto pré-moldado?

A grande e principal vantagem desse tipo de concreto é a economia proporcionada pelo seu emprego. Na sequência, a utilização do pré-moldado em processos construtivos impacta diretamente na redução do tempo de trabalho da mão de obra e o no seu respectivo custo.

Como as peças de concreto são encaixáveis, o número de intervenções é reduzido – evitando desperdício de material e prejuízo com sobras.

O tempo de obra também é outra vantagem que torna o concreto pré-moldado item estratégico para determinados empreendimentos. O artefato possibilita realizar diversas tarefas concomitantemente, como fabricar cimento e organizar o canteiro de obras.

Com a utilização do concreto pré-moldado em obras civis, observamos menores impactos ambientais – pois a sua aplicação reduz a quantidade de resíduos nos canteiros.

 

Precisamos muito saber… e a Piramide diz para você!

Hoje, com todos os olhares voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o concreto pré-moldado – quando devidamente fiscalizado e criteriosamente produzido – torna-se uma excelente opção para quem procura qualidade, durabilidade e segurança.

E é claro, o nosso meio ambiente agradece!

 

A Piramide Pré-Moldados, primeira empresa a fabricar blocos de concreto no estado de Santa Catarina, procurando acompanhar a evolução tecnológica no setor da construção civil no mercado da grande Florianópolis, apresenta para você um catálogo de produtos recheado com soluções que farão toda a diferença na sua obra.

Corra, entre em contato conosco e tire suas dúvidas com o nosso departamento comercial. Ficaremos felizes em ajudá-lo a fazer do seu empreendimento… um grande sucesso!!!

 

 

 

Por | 2019-02-14T11:06:43+00:00 13 de fevereiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário