29 de junho de 2020

Calçada de paver ou concreto: qual mais resistente?

Na hora do planejamento da obra, quando chega na etapa de construir uma calçada, geralmente surge a dúvida: qual o melhor material para construí-la? Calçada de paver ou de concreto? Esse é um questionamento muito comum, por isso no texto de hoje vamos abordar qual destes materiais é o mais resistente para sua construção. Confira! Por mais que a calçada seja uma das últimas partes a ser executada na obra, ainda assim é preciso que ela seja planejada juntamente com todo o contexto da construção, para poder avaliar o custo, mão-de-obra, materiais necessários e até mesmo o prazo de entrega da obra finalizada. Existem vários produtos no mercado com a finalidade de concepção da calçada, os mais usados na construção civil são: o concreto e o paver. Mas para conseguir decidir qual destes materiais utilizar, é preciso conhecer um pouco melhor cada um dos produtos, quais os diferenciais e seu principais benefícios.

Calçada de Concreto

Concreto é o tipo de material mais utilizado na construção civil desde muito tempo atrás, a base dele é feita de água, areia, cimento, pedras britadas e outros aditivos. Para construir uma calçada de concreto é possível trabalhar de duas formas: concreto usinado ou concreto rodado em obra. O concreto usinado é indicado para construções maiores, sendo produzido no caminhão-betoneira. Esse tipo de processo garante uma padronização maior na obra e menor tempo para execução. Já o concreto rodado é recomendado para obras menores, pois é produzido em menor escala. Nesse processo, é preciso redobrar a atenção para fazer com que os traços fiquem os mais padronizados possíveis. A escolha entre esses dois processos para construir uma calçada de concreto, vai depender do tamanho da obra, da mão-de-obra e orçamento disponível. Uma das preocupações na construção da calçada de concreto são as fissuras e rachaduras que muitas vezes acontecem na obra, causadas principalmente pelas falhas nas juntas de dilatação. Quando essas juntas de dilatação não são feitas ou são mal-dimensionadas, elas começam a criar fissuras nos pontos mais frágeis do concreto.

Calçada de paver

Paver é uma peça pré-moldada, que também é fabricada a base de concreto. Porém, sua principal diferença está na forma de instalação e produção das calçadas, por exemplo. Os pavers são pequenas peças que se encaixam umas nas outras, e quando montadas elas ficam intertravas, dando origem a um pavimento. E devido a esse diferencial na forma de instalação, a calçada de paver apresenta grande vantagem em relação ao concreto, na hora de construir uma calçada. O paver une a resistência do concreto com a capacidade de acompanhar as movimentações térmicas de um pavimento.

Calçada de paver ou concreto: afinal, qual é mais resistente?

Em questão de resistência e durabilidade podemos dizer que a calçada de paver se mostra mais resistente que a de concreto, pois o concreto pode sofrer com as ações do tempo, como chuva, sol, abrasão e assim causar desgastes ou fissuras na obra depois de determinado período. Já o paver, por possuir pequenas fissuras entre as peças, se torna mais seguro a esse fatores. Mais uma grande vantagem da calçada de paver em comparação a de concreto, é a manutenção. Por ser uma peça intertravada que se encaixa uma na outra, quando necessária alguma manutenção, é possível retirar apenas as peças afetadas e substituí-las. Diferente da calçada de concreto, onde a manutenção requer um pouco mais de mão-de- obra. Bom, pensando de forma rápida, se os dois materiais são produzidos a base de concreto, qual é a melhor opção na construção de uma calçada? Na verdade, o que vai responder essa pergunta são as particularidades da sua obra: dimensão da construção,orçamento, mão-de-obra disponível e outros detalhes. Apesar dos dois produtos serem feitos da mesma matéria-prima, eles apresentam aplicações diferentes e resultados finais distintos também. Por isso, é preciso identificar qual a necessidade da sua construção e qual se encaixa melhor. Ficou mais fácil decidir se a construção será calçada de paver ou concreto? Agora que você já conhece os benefícios de cada um destes materiais, é só definir qual se encaixa melhor na sua obra. Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades da Piramide sempre em primeira mão.