Início/Paver/Pavimento de Concreto está na lista de medidas anticíclicas

Pavimento de Concreto está na lista de medidas anticíclicas

Diante da situação econômica que o país vem enfrentando após o surgimento da pandemia do novo coronavírus, medidas de prevenção e alternativas variáveis de economia estão sendo tomadas para tentar diminuir os impactos negativos da crise financeira no país. No texto de hoje vamos mostrar o que o pavimento de concreto tem a ver com essa história! Confira a seguir!

Seminário na área da Construção Civil discute sobre a crise do Coronavírus

No dia 24 de março de 2020 – o Sebrae junto com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Ethos Soluções – promoveram um Webinar para tratar e acompanhar a crise desencadeada pela pandemia do Coronavírus (Covid19). O evento tratou de temas objetivos e operacionais, que o setor da construção civil necessitava discutir para poder enfrentar de forma direta e centrada esse problema. O tema do seminário em questão foi: Construção Civil em tempos de coronavírus.

Um dos participantes do seminário foi Valter Frigieri, diretor de planejamento e mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Ele informou que o Programa Soluções para Cidades foi apresentado ao governo federal como uma forma de se tornar uma alternativa viável para o governo enfrentar a crise.

O que é o projeto Soluções para Cidades?

Esse é um programa da Associação Brasileira de Cimento Portland, que recebeu apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É um projeto de apoio aos municípios, que tem o objetivo de acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano, através de projetos, parcerias e transmissão de conhecimento aos administradores municipais.

Além disso, o foco do trabalho desse projeto é desenvolver áreas de habitação, saneamento, mobilidade em espaços públicos. O programa Soluções para Cidades promove o uso de soluções a base de cimento, apoiado em uma plataforma que congrega ferramentas de apoio e capacitação a técnicos e gestores públicos, articulação dos atores envolvidos na dinâmica urbana, sistematização e divulgação de práticas que possam inspirar novos modelos de desenvolvimento.

Pavimento de concreto está na lista de medidas anticíclicas

O engenheiro e diretor de planejamento Valter Frigieri afirma que ‘’No pós-pandemia, vemos uma tendência de valorização dos recursos públicos, até pela escassez de dinheiro. Com isso, tendem a crescer os projetos de urbanização baseados em soluções mais duradouras e baratas com o pavimento de concreto.”

E dessa forma o paver está entre as medidas anticíclicas a serem priorizadas no pós-pandemia, como forma de usar os recursos públicos para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Existe uma grande expectativa de que o pavimento de concreto se expanda nos municípios e se fortaleça no rol de obras públicas que vierem a ser financiadas pelo governo federal. Lembrando que uma política econômica anticíclica consiste em conjunto de ações governamentais voltadas a impedir, sobrepujar ou minimizar os efeitos de um ciclo econômico.

E um dos produtos que estão na lista dessas medidas anticíclicas é o pavimento de concreto. Por diversos motivos esse produto que apresenta uma solução duradoura e barata foi escolhido para ser priorizado pós-pandemia.

Por que escolher o pavimento de concreto?

Não é a toa que o paver ganha cada vez mais espaço em obras, construções públicas, ruas, estacionamentos, residências, avenidas, calçadas, áreas externas e muitos outros locais. Uma peça de pavimento de concreto é pré-fabricada e na hora da montagem da construção, uma peça se encaixa na outra, através de um sistema conhecido como intertravamento.

Vantagens em utilizar o pavimento de concreto:

  • resistência;
  • durabilidade;
  • manutenção fácil e de baixo custo;
  • fácil instalação;
  • liberação imediata do tráfego na obra;
  • personalização e design;
  • segurança;
  • menor consumo de energia no seu processo de fabricação;
  • qualidade;

Outros pontos interessantes que foram levantados no seminário ‘’Construção Civil em tempos de coronavírus’’ foi o fato de que muitos acreditam que no pós-pandemia o foco seja o investimento urbano e construções habitacionais. Valter Frigieri acredita que a construção civil deverá ter uma recuperação em “U” (lenta e gradual), quando a economia retomar sua atividade.

Agora que você já sabe algumas vantagens em utilizar o pavimento de concreto, acesse o nosso site e conheça todos os produtos disponíveis para sua obra. Os produtos Piramide Pre-Moldados atendem às especificações das normas da ABNT quanto à resistência à compressão, absorção de água e dimensões. Clique aqui para saber mais!

Por | 2020-06-09T19:33:26+00:00 9 de junho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário