13 de novembro de 2018

Entenda como a instalação de pavers ajuda na redução de custos

Tendo em vista o momento econômico-financeiro em que o País atravessa, a utilização de pavers na construção civil - obras públicas e institucionais - é de fundamental importância para construtoras e prefeituras quando a redução de custos torna-se preponderante para a viabilidade do projeto. Além do ótimo custo-benefício, a instalação de pavers pode trazer diversos benefícios futuros, bem como reduzir possíveis problemas estruturais quando o assunto é pavimentação. O emprego do piso intertravado de concreto (paver) é cada vez mais comum no Brasil. O paver é composto basicamente por areia e cimento. Dessa forma, virou tendência na construção de espaços públicos, substituindo - até - os clássicos paralelepípedo e piso asfáltico. Outra grande facilidade é a sua instalação, que funciona como uma espécie de quebra-cabeça, onde peças se interligam sobre camadas de areia, formando uma superfície sólida e uniforme. Fora as vantagens estruturais, a utilização de pavers em obras civis resulta em benefícios como: melhorias estéticas, econômicas e ecológicas (solução sustentável). Os pavers são os “queridinhos” quando falamos em projetos de natureza arquitetônica. Relacionamos a seguir algumas características da utilização dos pavers que implicam diretamente no seu excelente custo-benefício para obras de construção civil e/ou projetos arquitetônicos. São elas:  

Durabilidade

Um aspecto a ser examinado é a resistência mecânica dos pavers. Possuem muito mais durabilidade se comparados a blocos de pedra ou pisos asfálticos. Por sua morfologia e apresentarem fissuras entre as peças, facilitam o escoamento de água - preservando sua integridade estrutural.  

Diminuição de temperatura

Refletir a luz é uma ótima característica dos pavers. É com ela que os pisos intertravados apresentam baixo índice de absorção de luz, o que reduz significativamente a temperatura em seus interiores. Podemos perceber, a grosso modo, que os tons de cores dos pavers de concreto são mais amenos e tênues que os dos demais tipos de piso. O que nos leva à capacidade de reduzir temperatura. Onde há grande fluxo de pessoas - como praças, calçadas e vias públicas - encontramos frequentemente a utilização desta modalidade de piso.  

Baixo custo de manutenção

Já que os pisos intertravados demonstram ótimos níveis de permeabilidade, a incidência de deformidades, fissuras e/ou rachaduras é reduzida quase por completo. A depender do emprego e destino dos pavers, podemos ter pisos com até vinte (20) anos de vida útil sem necessidade de manutenção.  

Sustentável

Os pavers são mais que sustentáveis, são - além de ecológicos - muito rentáveis à obra. Pois, favorecem a devolução de água ao solo e impedem o surgimento de deformidades. A conclusão é óbvia: os custos são reduzidos em função da não utilização de recursos que agridem o meio ambiente.  

Pavers: instalação intuitiva?

Como o paver de concreto não exige conhecimento técnico específico para sua instalação, o processo de aplicação torna-se altamente intuitivo devido à facilidade como ele é disposto sobre as respectivas superfícies. Observando sua geometria e a forma como os pisos intertravados são encaixados, de maneira a formar um grande quebra-cabeça, veremos que são de fácil remoção quando necessário - minimizando perdas de blocos e promovendo a rápida desconstrução do pavimento. Vimos então que a instalação de pavers ajuda na redução de custos e contribui diretamente com aspectos ecológicos e de sustentabilidade. Outras vantagens como facilidade de instalação e geração de valor para a decoração do mobiliário urbano fazem dos pavers excelentes parceiros em obras de construção civil, públicas e institucionais. A Piramide Pré-Moldados trabalha com as maiores variedades de pavers, incluindo diversos formatos, tamanhos e cores. Qualquer que seja a sua necessidade, estamos prontos para ajudar! Entre em contato conosco e confira!