12 de julho de 2019

Concreto protendido: saiba como o produto evita problemas com vãos livres

Ao longo dos anos, a engenharia e arquitetura evoluíram muito quando tratamos de construção civil. Com a ajuda da tecnologia, vários segmentos se modificaram e novos projetos foram criados, principalmente para grandes obras. Porém, um dos grandes desafios dessa área sempre foram os vãos livres e como evitá-los. Uma das alternativas desenvolvidas foi o concreto protendido.  O concreto protendido é conhecido como uma técnica que auxilia na resistência do concreto durante a construção da obra. Muito utilizado nos Estados Unidos e Europa, ganhou força no Brasil no início dos anos 90. Sua estrutura é composta por barras de aço, que ajudam na compressão do concreto, distribuindo igualmente as forças de tração para evitar possíveis rachaduras e danos futuros nas edificações.   

O que são vãos livres?

Vãos livres são a distância entre os pontos de apoio de uma obra ou, melhor dizendo, são as aberturas livres entre os pilares de uma construção. São eles que conectam um extremo ao outro das edificações.   Hoje, as pessoas buscam praticidade e rapidez na construção de uma obra e, por isso, tem crescido cada vez mais o uso de elementos pré-fabricados, que diminuem o tempo de concepção e entrega da obra, além de tornarem o processo mais econômico. Junto com esse aumento, temos a busca do concreto protendido que também apresenta todas essas características.    Agora, depois de entender o que é concreto protendido e vãos livres, é hora de saber como esse produto colabora para vencer um dos principais desafios das construções. Confira as dicas que a Piramide preparou!   

4 maneiras de evitar problemas com vãos livres com o concreto protendido

 

Aproveitamento do espaço 

Algumas construções necessitam de vãos livres maiores, como, por exemplo: shoppings, aeroportos e supermercados. Afinal, são obras grandes que não comportam a existência de somente pilares para suporte da construção; elas precisam ser funcionais.  Nesta questão, o concreto protendido é fundamental. Sua base, com materiais mais resistentes, feita para maior sustentação do concreto na obra ajuda a distribuir melhor o espaço.   

Aumento da elasticidade 

Para ter um espaço de vão livre que não afete a estrutura da obra é necessário materiais resistentes e de qualidade. O concreto protendido apresenta essas vantagens, pois ele é encontrado de duas maneiras: pré-tracionado e pós-tracionado. O concreto protendido pré-tracionado é responsável pelo aumento da elasticidade, já que apresenta um alongamento da armadura para inserção do concreto. Portanto, esse método auxilia na diminuição do atrito e aumento da força, além da já citada maior elasticidade.   

Durabilidade

Todos os elementos de uma obra possuem um tempo limite de durabilidade. O período exato de validade varia de acordo com a qualidade dos produtos e execução da construção. O concreto protendido tem como característica também uma maior durabilidade, pois seus materiais contam com alta tecnologia envolvida na preparação.   

Redução do peso da estrutura 

Hoje, as estruturas de edificações e obras em geral precisam ser mais leves, porém, é claro, sem perder a segurança. Mais uma maneira de evitar problemas com vãos livres com o concreto protendido é que ele consegue reduzir o peso das estruturas, distribuindo igualmente o peso das vigas de armadura durante execução da obra.    Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre o concreto protendido? Siga a Piramide no Facebook e tire suas dúvidas.