25 de março de 2019

Blocos de concreto em projetos arquitetônicos

Como é característico dos materiais pré-moldados, o bloco de concreto se destaca no mercado da construção civil, principalmente na construção de muros e paredes - por atender com excelência às novas exigências e demandas deste segmento. Necessidades como redução de custos, maior flexibilidade, rapidez de execução, alto desempenho, acessibilidade e sustentabilidade são aspectos que empresas de engenharia e arquitetura precisam atender para se manterem competitivas no mercado. A extrema flexibilidade do bloco de concreto o confere posto de material fundamental para projetos que buscam contemplar qualidade, preço e garantia de satisfação.   É bem simples de entender, os blocos de concreto apresentam desempenho igual ou superior ao de outros materiais, são de fácil manuseio e colocação - o que dá à obra maior velocidade em sua execução - além de atenderem aos mais exigentes padrões estéticos. Quando tratamos, especificamente, a questão padrão estético, percebemos o quão vantajoso é optar por blocos de concreto em projetos e construções. Hoje, a Piramide Pré-Moldados conta em seu mix de produtos com 2 novas opções em blocos de concreto; os chamados blocos arquitetônicos. Os blocos de concreto para arquitetura e decoração são do tipo Split: Canelado e Stone. Dão à obra tudo aquilo o que pretendido por arquitetos e decoradores quando pensam em elegância, sofisticação e requinte - e - mais ainda - reduzem significativamente os custos da obra.  

Economia em projetos arquitetônicos

Os blocos de concreto são artefatos fabricados em diversos formatos, dimensões e texturas, e altamente requisitados nos mais variados projetos. Nesse momento, aliamos as 2 melhores características desses artefatos, o fato de eles poderem ser fabricados de acordo com o “gosto de freguês” e com todas as vantagens dos materiais pré-fabricados. O concreto utilizado para a fabricação desses blocos é uma mistura de cimento Portland, água, areia e brita, o que resulta em um produto de cor cinza claro, textura de superfície fina e alta resistência à compressão. Quando a necessidade é impermeabilização, o bloco de concreto também é uma boa opção. Adicionando aditivos em sua composição básica, o pré-moldado verifica aumento de sua tensão superficial, dificultando a passagem de água por poros e interstícios.   *Existem outros tipos de blocos que possuem essa característica, porém, com diferentes tipos de bordas, o que ajuda a repelir água de sua superfície e manter o ambiente livre de umidade. Somado a todas essas características que impactam diretamente no custo da obra, pois, conferem ao bloco de concreto mais vantagens e benefícios frente ao materiais tradicionais, o seu comportamento térmico é outro grande diferencial. Com a colocação correta de argamassa em todas as juntas da superfície, evitam-se pontes térmicas - garantindo maior controle da temperatura do ambiente.  

Projetos de arquitetura

Percebemos o porquê de os blocos de concreto terem se tornado sensação no mercado da construção civil e iminente realidade. Se adaptam facilmente a qualquer necessidade, atendem a diversas exigências e superam todas expectativas quando profissionais da área se deparam com a gama de vantagens oferecida. No Brasil, como em muitas coisas, apesar de o bloco de concreto ser amplamente utilizado mundo afora, todas as possibilidade mencionadas anteriormente ainda têm sido pouco exploradas. Comportamento do senso comum ou não, o que sabemos é que os blocos de concreto são constantemente associados à construção civil, sobretudo, na construção de habitações de baixo custo. Nesse caso, a aplicação é meramente funcional, deixando o emprego para fins de decoração de lado.  

Tipos de blocos arquitetônicos

A fim de explorar novos meios e possibilidades, a Piramide Pré-Moldados disponibiliza - em seu mix - duas novas opções em blocos de concreto, os blocos Canelado e Stone.  

1- Bloco Stone

O grande diferencial do bloco Stone, como o próprio nome já diz, é a sua aparência de pedra. Essa imitação permite que o bloco se encaixe perfeitamente em projetos que buscam rusticidade e elegância. Muito utilizado em decoração de fachadas e interiores, atende muito bem as mais diversas necessidades, tanto em projetos urbanos quanto os de áreas mais bucólicas, como o campo.

2-  Bloco Canelado

O bloco de concreto Canelado pode ser colorido ou na cor natural. Ele se destaca por apresentar em sua superfície frisos verticais, sendo outra grande opção para decoração de fachadas e interiores. Moderno e com design arrojado, oferece economia e praticidade para todos os tipos de projetos. Os blocos Split podem ser encontrados nas cores: natural (cinza), amarelo, grafite, vermelho e terracota.   Gostou dessas duas novidades que a Piramide Pré-Moldados disponibilizou em seu catálogo de produtos para deixar o seu projeto de decoração ainda mais elegante e sofisticado? Temos certeza que sim! E sabemos também que você está super curioso para saber mais detalhes. Por isso, não perca mais tempo, sinta-se à vontade e entre em contato conosco!