Início/Paver/Sustentabilidade: paver vira “asfalto ecológico”

Sustentabilidade: paver vira “asfalto ecológico”

Por definição, os pavers ou pisos intertravados são peças modulares de concreto em diferentes formas, cores e texturas que, conformadas conjuntamente, criam grandes áreas de superfície pavimentada com excelente efeito estético.

O paver é muito utilizado em obras viárias, calçadas, praças, estacionamentos e em inúmeras outras soluções para a construção civil.

Diferentemente do paver e suas aplicações sustentáveis, o asfalto – derivado do petróleo – é um material ampla e historicamente utilizado no Brasil quando o tema é pavimentação de ruas e estradas.

As consequências da ampla empregabilidade do asfalto na construção de ruas, estradas e rodovias nas grandes cidades dizem respeito a sua cor escura. O material absorve os raios solares, que contribuem para o aumento da temperatura nos centros urbanos que, por sua vez, devido à poluição, não conseguem dissipar o calor.

Outro ponto negativo de fácil entendimento é quanto à impermeabilização do solo asfaltado. Em função do seu baixíssimo grau de infiltração, o escoamento de água é prejudicado, aumentando os riscos de enchentes e enxurradas.

Em contrapartida, o paver pré-fabricado de concreto vem ganhando destaque e competitividade por apresentar propriedades e características sustentáveis quando pensamos em construções e estruturas ecológicas.

“Veja as vantagens da utilização do paver sobre o material asfáltico e saiba por que esse piso vem sendo considerado o “asfalto ecológico”

 

Paver na pavimentação de vias

Por sua grande importância na questão ambiental, o paver ganhou espaço significativo no mercado da construção civil brasileira nas últimas duas décadas. Vem sendo cada vez mais aplicado como alternativa de pavimentação em projetos de: praças, parques, calçadas, complexos esportivos, estacionamentos, etc.

Há um forte indicativo de que, dentre em breve, o paver – além de ser empregado em áreas de baixo tráfego – substitua o asfalto em vias urbanas com maior circulação de veículos.

O piso intertravado, quando empregado de maneira correta, apresenta desempenho similar ao do asfalto na pavimentação de ruas: suporta com alto grau de satisfação cargas verticais, dinâmicas horizontais e movimentos de rotação. A carga é distribuída de maneira uniforme.

Fora o desempenho semelhante ao do asfalto quando utilizado em pavimentação de vias, podemos elencar diversas outras vantagens que o paver apresenta, são elas: 

 

Economia

A instalação do piso intertravado é bem mais simples e econômica que se comparada a do asfalto. Também percebemos maior durabilidade e menor despesa com manutenção.

O tempo de instalação é também outro grande diferencial do piso. O tráfego é liberado tão logo o assentamento esteja concluído.

 

Manutenção

Quando pensamos em manutenção de pavimentos intertravados – pavers – logo entendemos que é simples e fácil. As peças podem ser substituídas rapidamente por simples remoção.

Tal facilidade contribui com obras que necessitam passagem de novas tubulações de água e esgoto ou dutos para cabos elétricos.

 

Sustentabilidade

Essa é a principal característica pela qual o paver é considerado “asfalto ecológico”. Um dos aspectos é o menor consumo de energia em seu processo de fabricação quando comparado ao asfalto.

Ao menor consumo de energia somamos: diminuição na geração de resíduos e maior permeabilidade do pavimento, o que permite melhor escoamento da água da chuva [minimiza riscos de enchentes].

 

Paver: “asfalto ecológico”

Conforme apresentamos, percebe-se claramente que os pavers são alternativas ecológicas para a substituição do pavimento asfáltico utilizado em vias.

Para que tudo isso ocorra é necessário que os blocos de concreto sejam produzidos de acordo com as normas técnicas vigentes e que a instalação observe detalhes de contenção e assentamento de peças.

 

E você, já sabia que o paver está sendo considerado “asfalto ecológico” e que sua aplicação ocasiona menores impactos no meio ambiente? Não? Então venha conhecer nossas soluções em pavers e saber o que podemos fazer por você ou sua obra. Entre agora em contato conosco!

Por | 2018-12-10T20:19:19+00:00 10 de dezembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário