19 de agosto de 2021

O que é a tecnologia BIM? Saiba a sua importância para a engenharia

A tecnologia BIM já é considerada por muitos, o futuro da engenharia. O uso da tecnologia na indústria AEC — arquitetura, engenharia e construção — não é mais novidade. Com a sua alta complexidade, as inovações tecnológicas que surgem já fazem parte da rotina do segmento. E para auxiliar mais ainda, que a tecnologia BIM surgiu, inovando a forma como os projetos para construções são realizados. Confira a seguir em detalhes o que é BIM e a sua grande importância para a engenharia. Boa leitura!

O que é a tecnologia BIM?

A sigla BIM vem do inglês Building Information Modeling, que significa Modelagem da Informação da Construção. É, basicamente, a criação de um modelo virtual que contém as informações técnicas de um edifício.  É um processo inteligente usado para planejar, projetar e construir um edifício, tudo isso de forma colaborativa, através de um sistema. Nesse sistema é possível utilizar outros programas e ferramentas que já são de uso comum do engenheiro.  O grande objetivo da tecnologia BIM é a possibilidade de colaboração entre vários profissionais. Portanto, tanto o engenheiro quanto o arquiteto, por exemplo, têm acesso ao projeto e assim, podem gerenciar ele juntos.  Através do sistema, todos os envolvidos podem gerenciar um arquivo IFC e realizar todas alterações necessárias. Um arquivo IFC possui uma formatação própria e permite alterações de um modelo 3D, nesse caso, de uma edificação. 

A importância da BIM para a engenharia

1. Colabora com o meio ambiente

Para empresas que prezam pela sustentabilidade, a tecnologia BIM é um ótimo aliado. Com o uso do modelo 3D ao invés do clássico 2D, a precisão será maior, logo é possível definir com mais certeza a quantidade de materiais necessários para cada etapa.  Com o uso do BIM os profissionais têm uma estimativa mais precisa dos materiais. Dessa forma, o desperdício de materiais é menor e impacta diretamente ou indiretamente em outros aspectos. Por exemplo, indiretamente diminui o trajeto para obter os materiais. Outra forma que o uso da tecnologia BIM beneficia a sustentabilidade é na diminuição do uso de papel. Ainda que pouco utilizado, alguns profissionais não largam mão de utilizar o papel nos seus projetos. 

2. Melhoria na comunicação

Como já foi dito, um dos principais objetivos da tecnologia BIM é facilitar a comunicação entre todos os envolvidos em um projeto de construção. E é justamente por isso que essa tecnologia é tão importante para a engenharia. A comunicação nesse setor é crucial para que o projeto saia como planejado, afinal, qualquer erro pode impactar na estrutura do edifício. Com a BIM, qualquer mínima informação alterada é de conhecimento de todos envolvidos no projeto.  Além disso, todos têm acesso em tempo real do modelo 3D, que podem ser acessados de diferentes dispositivos e a qualquer momento.

3. Gerenciamento mais eficiente

O que é um bom gerenciamento? Muitos podem dizer que a possibilidade de solucionar problemas rapidamente. Mas não é apenas isso. Um bom gerenciamento também é aquele que prevê erros, um gerenciamento proativo. Com a tecnologia BIM, é possível, além de apontar erros e soluções já existentes, realizar diversos testes. Com uma simulação prévia o projeto pode ser revisto para encontrar as melhores soluções e evitar possíveis erros. Gostou de conhecer um pouco mais sobre BIM? Estamos sempre publicando conteúdos interessantes como esse em nossas redes sociais, confira o nosso Facebook e Instagram!