26 de junho de 2019

A relação entre a Internet das Coisas e a construção civil

A Internet das Coisas (ou Internet of Things) já é uma realidade no Brasil. Tanto é que vários segmentos da indústria e do conhecimento já utilizam o sistema para se conectar com o mundo virtual. Criado na década de 90, no Reino Unido, o conceito tem como objetivo conectar diversos dispositivos com a rede, como por exemplo: televisores, lâmpadas, carros, smartphones, fechaduras, aparelhos de som e, no nosso caso, também o mercado da construção civil. A inserção da Internet das Coisas ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas. Afinal, ela não é muito comentada. Por isso, a maioria das pessoas ainda não sabe exatamente como ela age e para que serve.   Mas é importante salientar que o sistema vai além de conectar produtos e eletrodomésticos com o mundo digital e de conseguir, com apenas um clique, ligar sozinho um micro-ondas, lâmpadas ou ar condicionado. A Internet das Coisas proporciona um avanço fundamental para que empresas, órgãos públicos e a população em geral resolvam graves problemas.   Hoje, com os avanços da tecnologia, a construção civil não poderia ficar de fora desse novo sistema tecnológico. Engenheiros e arquitetos resolveram aderir à Internet das Coisas como forma de permitir, a partir do uso da nuvem aliada a BigData, o compartilhamento de dados importantes de clientes e empreendimentos entre si para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. Esse é apenas o primeiro passo do mercado da construção civil no uso da Internet das Coisas. Agora, com certeza você ficou curioso para saber qual a importância da Internet das Coisas na construção civil, não é mesmo? Então confira alguns dos benefícios abaixo:

Principais impactos da Internet das Coisas na construção civil  

Lucros para o setor

Uma pesquisa realizada no último ano pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS) revelou que a Internet das Coisas renderá ao Brasil, até 2025, cerca de 200 bilhões de dólares. Com isso, muitos setores sairão beneficiados com esses números, como por exemplo, a construção civil. A inserção da Internet das Coisas na construção civil trará ganhos de gestão, produtividade e rendimentos para empresa e clientes.

Investimento em infraestrutura

Para que a inclusão da Internet das Coisas na construção civil seja satisfatória, é necessário que os gestores invistam em infraestrutura e na qualificação dos profissionais da área. Afinal, de nada adianta inserir algo novo sem ter maquinários apropriados e pessoas qualificadas para realizar o serviço de forma produtiva e eficiente.  Vale lembrar que o valor a ser investido pode ser alto. Contudo, ao mesmo tempo, é a chave para sua empresa sair na frente das demais, com um sistema inovador e tecnológico.

Período de adaptação

Depois dos profissionais já treinados e qualificados é hora de colocar o sistema Internet das Coisas em serviço. Para isso, proporcione um período de adaptação dos colaboradores. Assim, você conseguirá verificar quais pontos fortes do novo processo e o que precisa ser modificado.   

Aplicação da Internet das Coisas na construção civil

  A internet das coisas pode ser encontrada, hoje, em algumas atividades da construção civil, como:  Beacon de localização: com ele você consegue rastrear as obras, maquinários e peças durante a construção. Monitoramento de desgaste: saber detalhadamente como estão as peças das máquinas nem sempre é possível. Afinal, uma empresa pode realizar diversas obras ao mesmo tempo. Porém, com a inserção da Internet das Coisas, em forma de sensores, você consegue acompanhar todas as manutenções feitas, quais peças precisam ser trocadas e qual é o consumo diário das máquinas.    Smartgrid: nada mais é do que sensores embutidos no concreto durante a construção de edificações. Com eles é possível monitorar todos os movimentos da obra. É um acompanhamento preciso da planta antes e depois de pronta. Wearables para EPIs: já pensou em controlar a temperatura e sinais vitais dos colaboradores em tempo real? Pois isso já é possível com a Internet das Coisas. O sistema permite que você saiba todas essas informações e em caso de perigo, envia alerta para socorro. Gostou da novidade? Quer saber mais informações sobre a Internet das Coisas? Entre em contato com a Piramide e tire já suas dúvidas.