Início/Bloco de concreto/Saiba como fazer um muro de contenção com blocos de concreto

Saiba como fazer um muro de contenção com blocos de concreto

Você sabe como fazer um muro de contenção com blocos de concreto? Sabe qual é a finalidade desta construção? E quais são os diferenciais de utilizar o produto para esse tipo de obra? Essas e muitas outras dúvidas serão esclarecidas no texto de hoje. Confira!   

 

Tenha uma boa leitura! 

 

O que é um muro de contenção?

Antes de tudo vamos esclarecer o que é um muro de contenção e qual a finalidade desse tipo de construção. Muro de contenção ou muro de arrimo – como também é conhecido – assim como o próprio nome diz, é uma obra feita para conter encostas que correm o risco de deslizar. 

Essas encostas podem ser de grande ou pequena escala, desde que apresentem possíveis riscos de desabar. Se apresentam essas características, já é possível criar um muro de contenção para evitar esse tipo de imprevisto. 

Os materiais mais utilizados para a construção de um muro de contenção são os blocos de concreto, pedras, concreto armado ou gabiões. 

 

Qual a importância de um muro de contenção? 

A construção de um muro de contenção tem papel fundamental em uma obra. Isso porque ele serve justamente para evitar e conter um possível deslizamento ou desabamento de terra. Eles geralmente são usados em terrenos irregulares e cumprem o papel de nivelar o local em que a construção será executada. 

Sem um muro de contenção, em casos assim, de terrenos irregulares, seria extremamente perigoso e arriscado construir, pois com a ação do tempo e da água da chuva, possivelmente esse local não suportaria as consequências de um assentamento de terra natural. Sem o muro para conter esse deslizamento, toda a construção ficaria comprometida, se não desmoronada. 

Por esse e por muitos outros motivos, é tão importante planejar o muro de contenção da melhor forma possível, para que ele cumpra o seu papel de forma eficiente e segura. 

 

Como fazer um muro de contenção com blocos de concreto?

 

Conforme citado acima, os blocos de concreto são uma das opções de materiais para a construção de muros de contenção. E esse produto é escolhido justamente por ser um dos mais fáceis e baratos de se trabalhar e muito seguro. 

Antes de iniciar a construção de um muro de contenção com blocos de concreto, alguns aspectos precisam ser analisados e de preferência com a ajuda de profissionais qualificados diante da seriedade da obra. Os passos para a construção devem ser:

 

 

  • Estudar o terreno 

 

O terreno deverá ser estudado para identificar a resistência do solo e qual a dimensão, altura e profundidade do muro de contenção com blocos de concreto. E para que possa ser determinada a possível força que irá atuar contra ele. 

 

 

  • Escolha do tipo de muro de contenção

 

O segundo passo da construção é definir qual tipo de muro de contenção será criado, há pelo menos dois principais tipos de construções:

  • Por gravidade: indicado para terrenos em desnível, desde que essa deformidade seja entre 1,5 e 5 metros de altura;
  • Por flexão: geralmente deve ser feito de concreto armado e requer uma boa base, já que haverá muita pressão sobre ele.

 

 

  • Fundação da construção

 

A parte da obra responsável por resistir ao peso da terra e da água da chuva, começa por aqui. Assim como em todas as construções, a fundação é primordial para garantir a qualidade do resultado final da obra. A fundação deve ser feita de acordo com a inclinação do terreno, a altura do muro e dos materiais escolhidos para a construção. 

 

 

  • Escolha dos materiais

 

 

E por falar em escolha dos materiais, esse também é um passo muito importante e determinante para a qualidade e eficiência da construção. A escolha de materiais de má qualidade afeta diretamente na estrutura da obra. Os blocos de concreto precisam ser fornecidos por uma empresa de confiança e de credibilidade no mercado. No endereço www.abcp.org.br você identifica os fabricantes que possuem Certificado de Qualidade.

 

 

  • Pilares de sustentação

 

De acordo com as cargas que o muro de contenção com blocos de concreto irá receber, é necessário a construção de pilares de sustentação. Esses cálculos precisam ser realizados pelos profissionais responsáveis pela obra. 

 

Se você gostou deste conteúdo sobre muro de contenção com blocos de concreto, e deseja saber mais informações sobre os produtos Piramide, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Por |27 de novembro de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário