Início/Bloco de concreto/Impermeabilização do concreto: por que é tão importante?

Impermeabilização do concreto: por que é tão importante?

Não é novidade para ninguém que o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo. Considerando as suas diversas vantagens, ele é, na maioria das vezes, a primeira escolha dos engenheiros. Para manter a sua qualidade sempre constante, é necessário alguns cuidados, sendo um deles a impermeabilização do concreto.

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre este importante processo para o seu produto de concreto. Além de entender a sua importância, vamos explicar como o procedimento deve ser feito. Confira a seguir como aumentar a durabilidade do concreto, boa leitura!

 

O que é a impermeabilização do concreto?

A impermeabilização do concreto se baseia, basicamente, na aplicação de uma barreira de aditivo impermeabilizante no material, de modo a evitar os danos causados pela infiltração da umidade. Mas, antes de explicar como ela é feita, vamos te apresentar o conceito de porosidade. 

Todo concreto possui um nível de porosidade. Quanto maior for o nível de porosidade de um concreto, maior será a chance de entrar umidade no material, diminuindo a sua resistência. 

Especialmente em produtos de concreto porosos, o impermeabilizante é importante para impedir que a água infiltre a sua superfície. 

A impermeabilização do concreto é feito com impermeabilizantes que variam de acordo com a superfície em que será aplicada. Em relação a isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece três categorias:

As superfícies de concreto molhadas são aquelas que recebem grande quantidade de águas sobre a superfície. Como por exemplo, lava-jatos, lajes e banheiros. Estes locais necessitam de uma impermeabilização eficiente, para evitar as infiltrações que podem ser frequentes. 

A segunda categoria são as superfícies molháveis, que se expõem minimamente à água. Apesar de não ser exigida impermeabilização nestes locais, ela pode ser um diferencial para manter a qualidade do produto.

A terceira e última categoria são as secas, que, por terem exposição a umidade quase nula, não necessitam de impermeabilização. 

Estas categorias de impermeabilização do concreto servem para guiar a escolha dos produtos a serem utilizados. 

 

Como a impermeabilização é feita?

A impermeabilização do concreto depende das recomendações do fabricante do produto, mas costuma seguir o mesmo procedimento. Lembrando que a aplicação deve ser feita com o uso de equipamentos de proteção individual, por ser um produto tóxico.

O mais importante na aplicação é a preparação da superfície. Para que o procedimento seja feito corretamente, a superfície deve estar livre de pó, graxa ou qualquer outra substância que possa prejudicar a aderência do produto no concreto. 

 

Importância da impermeabilização do concreto

O principal objetivo da impermeabilização do concreto é proteger o produto e manter a sua durabilidade. Se o procedimento for feito corretamente, os efeitos da infiltração serão evitados, mantendo o concreto resistente. 

A umidade é um dos agentes que mais comprometem o concreto e, consequentemente, podem comprometer a estrutura da construção num todo. 

A impermeabilização do concreto garante a durabilidade da construção e evita danos irreparáveis. Além disso, evita problemas de saúde causados pela proliferação de fungos e bactérias.

Este procedimento simples evitará problemas em grandes proporções e não deve ser ignorado. 

 

E você, já conhecia o processo de impermeabilização de materiais de concreto? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdos como este, siga a Piramide no Facebook e Instagram

Por |25 de outubro de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário