09 de abril de 2020

Coronavírus: confira 5 medidas de proteção para canteiro de obras no Brasil

O mundo está enfrentando uma pandemia que vem mudando nossa rotina e exigindo cuidados e medidas necessárias para prevenir a disseminação do vírus, conhecido como: Coronavírus ou COVID-19. Profissionais de todas as áreas precisam estar atualizados sobre essas precauções. Diante disso, vamos apontar no texto de hoje 5 medidas de proteção para canteiro de obras de todo Brasil. Confira! 
 

O que é Coronavírus?

O coronavírus é composto por uma família de vírus que causam infecções respiratórias, que tem sua forma de contágio continuada de pessoa para pessoa. E, por esse motivo, se tornou uma pandemia que está instalada em grande parte dos países do mundo todo.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta medidas que precisam ser levadas a sério, para evitar o máximo o contágio pelo vírus.
A principal recomendação pelos órgãos responsáveis, como a OMS é: isolamento social. Essa solução vem sendo a de maior eficácia contra a disseminação do vírus em grande escala. O isolamento social foi anunciado por decreto por governantes de cada estado brasileiro - em muitos lugares, algumas empresas já foram liberadas para voltar ao trabalho desde que sigam as recomendações de proteção. 
Com essa liberação de que as empresas voltem às suas atividades de trabalho, todos os profissionais devem colocar em primeiro lugar a sua segurança e proteção - buscando seguir todas as recomendações de cuidados no dia a dia de trabalho. 
No caso dos profissionais da construção civil, deve-se viabilizar todas essas recomendações nos canteiros de obras, para que fique claro para todos os colaboradores os cuidados que precisam ter.
 

5 medidas de proteção para canteiro de obras no Brasil contra o coronavírus

1. Comunicação clara e objetiva

 
É importante que fique bem claro para todos os colaboradores a necessidade de seguir as medidas de proteção para canteiros de obras - tanto para a sua proteção pessoal, como para a segurança coletiva. 
Devem ser espalhados cartazes e avisos com as recomendações de higiene, prevenção, cuidados e até mesmo com os sintomas do COVID-19 - para caso você colaborador sinta alguns dos sintomas, comunique imediatamente o chefe ou superior.
 

2. Mudança na rotina no canteiro de obras

 
Algumas mudanças devem ser feitas na rotina de quem convive no canteiro de obras, como, por exemplo, evitar o contato físico, evitar que muitos colaboradores trabalhem no mesmo local, minimizar a entrada de terceiros no canteiro de obras (como colaboradores de outras construções, fornecedores e clientes). 
 

3. Disponibilizar materiais necessários para os cuidados dos colaboradores 

 
Os responsáveis pelo canteiro de obras precisam estar atentos às necessidades dos demais colaboradores. Como medida de proteção no local devem ser disponibilizados álcool gel, sabonete líquido, papel toalha - tanto nos banheiros, como no barracão, nos vestiários, no refeitório, enfim, em todas as áreas comuns. 
É importante também que os utensílios como copos e pratos sejam descartáveis para evitar o contágio por meio desses itens. 
 

4. Higiene redobrada

 
Após disponibilizar os materiais para higiene é preciso que sejam passadas as orientações para que os colaboradores intensifiquem a limpeza na rotina de trabalho. Orientações essas para sempre que possível lavar bem as mãos, evitar de colocar a mão no rosto, olhos, nariz, boca, evitar o contato físico com outras pessoas e manter uma distância de até 1,5 m. 
 

5. Novos acessórios de EPIs

 
Os EPIs são todos os dispositivos e produtos de uso individual utilizados pelo trabalhador com o intuito de protegê-los dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e saúde. Portanto, podemos considerar que o uso de máscaras e luvas faça parte da rotina de trabalho de todos os colaboradores no canteiro de obras.
Essas são apenas algumas das medidas de proteção para canteiros de obras, mas vale ressaltar que elas não devem ser seguidas somente nos locais de trabalho - mas, também, nas ruas e em casa. Assim como precisam fazer parte da rotina de todas as profissões, em prol da segurança coletiva. 
 
Importante: Ao primeiro sinal que algum colaborador ou colega de trabalho apresente sintomas de CONVID-19 (estar com resfriado, gripe, febre, dificuldade em respirar, tosse, coriza) é importante relatar ao chefe ou superior, para que assim possa ser dispensado das suas atividades até que se encontre em melhor estado de saúde.
 
Gostou dessas dicas das principais medidas de proteção para canteiro de obras? Acompanhe mais conteúdos como esse, seguindo as redes sociais da Piramide: Facebook e Instagram.