Início/Elementos vazados/Como o LogBlock ajuda na estabilidade do talude

Como o LogBlock ajuda na estabilidade do talude

O uso do LogBlock na construção civil é algo novo, apesar do produto estar no mercado há alguns anos. No entanto, sua praticidade para instalação, custo beneficio, fácil manutenção e entre outros benefícios fazem do seu uso algo crescente no Brasil.

O LogBlock é versátil, o que faz com que ele seja utilizado para diversas finalidades, incluindo contenção de muros de arrimo, canalizações, escadas hidráulicas e também para estabilidade do talude. Algumas dessas características já foram abordadas em outros textos da Piramide. 

 

Porém, suas vantagens para a estabilidade do talude ainda não foram explicadas. Por isso o texto de hoje da Piramide é dedicado a esse tema. Vamos explicar como o produto consegue dar estabilidade ao talude a partir dos seus diferenciais. Acompanhe abaixo! 

 

O que é talude?

Antes de explicarmos as vantagens do LogBlock para o talude é preciso explicar do que ele se trata. Pois bem, talude nada mais é do que um terreno inclinado que serve para dar sustentação ao solo. 

Porém há duas formas de encontrar o talude: de forma natural (criado pela natureza) ou artificial (criado pelo homem). O natural é aquele produzido há muitos anos pela natureza, os conhecidos morros das montanhas e encostas. 

Já o artificial é construído pelo homem para evitar deslizamento de terra. Ele serve como sustentação para as encostas de casas, por exemplo. Sua geometria ideal é de 45º, pois no caso de uma variação maior, a sua estabilidade ficaria comprometida. 

 

Vantagens do LogBlock para estabilidade do talude

 

1. Evita erosão do solo

Um solo instável é um perigo para a estrutura de uma construção e, além disso, para a segurança das pessoas. Por isso é necessário utilizar de alternativas para garantir a contenção do solo. Uma dessas soluções é o LogBlock. 

Um dos benefícios do uso do LogBlock no talude é a possibilidade de evitar a erosão do solo. A erosão é o desgaste das rochas, solos e subsolos por causa da ação do tempo como a chuva, sol, entre outros intempéries.  

O LogBlock serve como proteção do talude contra esses eventuais incidentes, pois com ele a resistência é muito maior, garantindo a segurança do terreno.

 

2. Apresenta resistência contra ação da terra no terreno

Uma das principais características do LogBlock é a solidez. Por isso ele faz a diferença na contenção do talude. Afinal, a ação da terra no terreno é constante, seja pelo homem ou pela própria natureza. 

Entretanto a dimensão e resistência à compressão das peças possibilitam a melhor sustentação do talude. Em relação aos demais produtos, no LogBlock não há reforço de aço ou ferro, mas, mesmo assim, a proteção é até maior do que de alguns produtos comuns.

 

3. Oferece mais segurança

E, por último, a segurança que o LogBlock proporciona ao talude também merece destaque, principalmente em relação aos deslizamentos ocasionados pela chuva. Seu formato em favo de mel, com montagem rápida a partir do encaixe das peças, apresenta melhor estrutura, já que podem ser feitas várias camadas do produto no terreno dependendo da necessidade do talude. 

 

Gostou das dicas? Para saber mais informações sobre o LogBlock da Piramide acesse nosso site e confira as novidades do produto!

Por | 2019-11-13T18:13:14+00:00 13 de novembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário