Início/Manutenção/O que é talude e qual sua importância em obras de construção civil?

O que é talude e qual sua importância em obras de construção civil?

O talude nada mais é do que um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo. Ele pode ser encontrado de origem natural (criado pela natureza) ou artificial (feito pelo homem). A sua geometria ideal, dependendo das condições do solo é de no máximo 45º, pois em caso de uma variação maior, pode não garantir a sua estabilidade.

Os taludes naturais, mais conhecidos como morros são oriundos da própria natureza, muitos formados há milhões de anos, encontrados, principalmente em montanhas e encostas. Já os taludes artificiais são os declives de aterros construídos pelo homem, para evitar deslizamentos de terras, por exemplo, em caso de obras em lugares onde sua estabilidade não é eficiente.

No caso da construção civil, o talude mais utilizado é o artificial. Esta contenção é escolhida pelo fato de dar melhorias ao solo a partir da execução de tirantes, chumbadores, concreto projetado e drenagem, permitindo que o talude construído resista à pressão gerada pela terra.

Para garantir a estabilidade do talude é preciso um projeto de construção civil bem elaborado e o uso de materiais de qualidade. Para proteger um talude, várias técnicas são utilizadas, dependendo do tipo de obra projetada. Ele pode ser feito de revestimento com pedra, concreto, muro de arrimo, berma talude, ancoragem, entre outras medidas.

De acordo com o comprimento do talude ainda é aconselhável a construção de curvas de nível, que também colabora na função de evitar erosões provocadas pela chuva. Outra característica importante é que os taludes artificiais podem apresentar vegetação para forrar as encostas, outra forma de fazer o solo ganhar mais estabilidade.

A Piramide Pré-Moldados desde 1976 é especialista na fabricação de blocos de concreto de qualidade, muito utilizado, também, na construção de taludes. Entre em contato conosco e confira nossos produtos!

Não perca nossos conteúdos. Nosa siga no Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas dicas e novidades!

Por | 2018-01-25T17:39:11+00:00 23 de janeiro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário