Início/Geral/Cálculo estrutural: o que é e como é feito

Cálculo estrutural: o que é e como é feito

A construção de qualquer tipo de edifício demanda diversos conhecimentos técnicos de arquitetos e, principalmente, engenheiros civis. Entre os diversos cálculos e planejamentos envolvendo a construção de uma edificação, está o cálculo estrutural.

Para quem trabalha na área de construção, este termo não é mais novidade! E, aliás, existe um profissional específico para a sua realização. Neste texto você vai saber o que é o cálculo estrutural, como ele é feito e sua importância. Boa leitura!

O que é o cálculo estrutural?

Em resumo, ele é o cálculo realizado para avaliar a capacidade de sustentação de uma estrutura. Portanto, serve para obter dados acerca do comportamento da estrutura, se ela é capaz de resistir aos esforços em que foi encarregada. 

Com este cálculo é possível ter um panorama geral de toda obra, e assim, um melhor planejamento. Graças a ele diversos cenários podem ser previamente testados, como por exemplo, possíveis abalos e pesos que a estrutura irá sofrer.

Como ele é feito?

O cálculo estrutural é bastante complexo e costuma ser feito com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como softwares específicos. As opções no mercado são várias, mas funcionam de forma bastante parecida para a realização do cálculo.

Inicialmente, é importante destacar a necessidade de um projeto estrutural já pronto antes do cálculo. Afinal, seus dados serão utilizados para a realização dele.

O projeto estrutural é feito também com o auxílio de softwares, onde ele é desenhado em 3D. Após isto, são sugeridos os materiais e métodos que podem ser realizados para a construção do projeto. 

No caso dos materiais, o programa sugere quais são os ideais de acordo com cada projeto. Além disso, o software ainda consta as proibições e restrições do seu projeto, ou seja, as escolhas que podem colocar em risco a segurança da obra.

Importância do cálculo estrutural na engenharia

Segurança

Apenas com a explicação do cálculo e como ele é feito, é possível entender a sua importância para a segurança da obra. O objetivo geral da sua realização é essencialmente a segurança — prioridade em qualquer obra. 

Com ele é possível evitar estragos na estrutura e assim, acidentes, que além de colocar em risco os profissionais envolvidos na obra, podem causar prejuízos financeiros.

Planejamento financeiro

O planejamento que o cálculo estrutural proporciona aos responsáveis pela obra garante um melhor controle dos gastos. Como mencionado anteriormente, o software utilizado para a realização do cálculo, seja ele qual for, sugere os materiais ideais para sua obra. 

Dessa forma, é possível ter maior controle sobre o quanto será necessário investir para compra desses materiais. A compra de materiais utilizados para a sustentação de uma estrutura são os pilares, vigas e lajes. Adquirir estes itens corretamente evita gastos desnecessários e possibilita melhor planejamento financeiro.

Prazos

Sem a realização deste cálculo, as chances de erros acontecerem são grandes. Além de riscos à segurança e prejuízos financeiros, pode acarretar também o atraso na entrega da obra. 

Outro motivo que o torna importante, é que com ele, é possível estipular os prazos. Com ele pronto, junto do aval do engenheiro responsável, a estipulação de data de início e término pode ser feita.

Gostou de conhecer mais sobre este tão importante processo da engenharia civil? Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram!

Por |23 de setembro de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário