Início/Bloco de concreto/Resistência dos blocos de concreto: por que ela é maior neste produto?

Resistência dos blocos de concreto: por que ela é maior neste produto?

Se a sua construção requer maior resistência estrutural, você deve contar com a eficiência dos blocos de concreto! Esse produto que cada vez mais vem ganhando espaço na construção civil devido a todos os benefícios que apresenta para seus usuários. No texto de hoje vamos falar sobre a resistência dos blocos de concreto. 

 

Vamos conferir mais informações sobre o assunto, a seguir!

 

O que é um bloco de concreto?

 

Para aqueles que ainda não conhecem os blocos de concreto, eles são blocos de cimento, que possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles podem ser utilizados na construção de paredes e muros, principalmente em obras de alvenaria estrutural

 

Os blocos de concreto são considerados a realidade da construção civil no século 21! Eles vêm ganhando espaço desde a década de 40, no entanto, antigamente, só eram utilizados os blocos de cerâmica. Mas por questões de investimento, sustentabilidade, economia e resistência, o produto vem se tornando o número 1 da construção civil. 

 

Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog explicando quais são as principais diferenças entre os blocos de concreto e os blocos de cerâmica. Clique aqui para conferir o texto na íntegra. 

 

Quais os benefícios em utilizar blocos de concreto?

 

Os benefícios em utilizar os blocos de concreto são dos mais diversos e envolvem todos os processos da construção:

 

  • Menor tempo para entrega da obra e mais agilidade;
  • Maior qualidade de material;
  • Menor custo;
  • Maior durabilidade;
  • Mais resistência;
  • Mais alternativas para a construção;

 

Hoje em dia, no mercado, existem diversos tipos de blocos de concreto, e a escolha de cada um depende exclusivamente da necessidade da sua construção: Os principais são: blocos de vedação; estrutural; ecológico; concreto brasileirinho; canaleta de concreto; meio bloco de concreto e compensadores; chanfrados; de amarração; elétricos e hidráulicos

 

Por que o bloco de concreto apresenta mais resistência?

 

A durabilidade dos blocos de concreto se dá pela eficiência do processo de produção e pelos testes de resistência, já que a principal finalidade do produto é ser resistente, para sustentar grandes pesos de construções. 

 

Os blocos de concreto são produzidos a partir de água, aditivos, agregados (como pedrisco, areia natural e/ou artificial, pó de pedra) e cimento. Todos esses itens são misturados de forma controlada, até formar uma mistura homogênea que é aplicada em um molde onde essa massa será vibrada e prensada. 

 

Após esse processo de criar a massa, o desmolde é feito antes mesmo da cura do concreto (o processo de cura do concreto é uma técnica usada para hidratar o concreto para diminuir os efeitos de evaporação prematura de água da estrutura). O processo de cura aumenta em 30% a resistência dos blocos de concreto. 

 

Após o desmolde, os blocos de concreto são levados para uma câmara com temperaturas médias entre 80°C e umidade de 100% para que o concreto atinja a cura rapidamente. Finalizando esse processo, é onde ocorrem os testes de resistência dos blocos de concreto, em que são analisadas todas as características de cada peça e conferida as suas medidas.

 

Muitas pessoas não sabem, mas somente lotes com testes de durabilidade verificados devem ser remetidos ao mercado. 

 

A resistência dos blocos de concreto depende da qualidade de produção do fornecedor

 

Na construção civil existe a Norma de Desempenho NBR 15.575, que inspeciona a qualidade de desempenho de alguns materiais do setor para garantir maior segurança nas construções. As normas de desempenho para os blocos de concreto ganharam guia específico dentro do manual, a NBR 15.961, que refere-se ao projeto e construção da obra.

 

Confira em nosso blog um conteúdo abordando quais são as normas de desempenho dos blocos de concreto: clique aqui para saber mais informações sobre o assunto. 

Por isso é importante saber se o fornecedor dos blocos de concreto atende às exigências das normas. Assim como a Piramide Pré-moldados, que além de seguir as regras, também atende às exigências da ABNT e, além disso, todos os seus produtos são certificados pela ABCP (Associação Brasileira de CImento Portland).

 

Se você busca um produto de qualidade e segurança para sua construção, entre em contato agora mesmo com a Piramide e solicite seu orçamento! Tire todas as suas dúvidas com uma equipe especializada no assunto.

Por |21 de dezembro de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário