Início/Bloco de concreto/O que são as fôrmas para concreto?

O que são as fôrmas para concreto?

Durante o processo de fabricação, as fôrmas para concreto são essenciais para que o produto saia como esperado. Sendo um dos produtos mais utilizados nas obras de todo o tipo, o concreto tem diversos materiais essenciais em sua composição, como a água e o cimento. E assim como esses materiais, as fôrmas para concreto são igualmente importantes.

No texto a seguir você vai conhecer com detalhes o que são as fôrmas para concreto e os seus diversos tipos e utilidades. Confira!

O que são as fôrmas para concreto?

Como o seu próprio nome dá a entender, as fôrmas para concreto servem para moldar o concreto. Utilizadas para dar forma ao material, que ainda está fresco, elas têm diversos tipos, ou seja, materiais, que variam de acordo com a necessidade da obra.

Alguns dos fatores que determinam o material das fôrmas são o tipo da estrutura, espaço de armazenamento e o local da obra.

Para que servem as fôrmas para concreto?

1. Estrutura uniforme

O objetivo principal deste material para o concreto é justamente garantir que a sua estrutura seja uniforme. Com elas é possível moldar o concreto precisamente, ou seja, com as medidas desejadas. 

2. Segurança

Outra garantia do uso desse material para o concreto é a segurança do mesmo. Com a precisão que as fôrmas garantem, a sua segurança é consequentemente garantida. 

Isso porque, peças de concreto com dimensões erradas podem causar erros na construção e qualquer erro em uma obra é um risco para quem trabalha nela.

3. Adicionar outros elementos no concreto

Com esse material é possível, além de moldar, adicionar elementos no concreto. Por exemplo, é possível construir furos de passagem e colocar armadura. Somente com as fôrmas esses elementos podem ser feitos no concreto.

Quais são os tipos de fôrmas para concreto?

1. Madeira

As formas mais encontradas nas construções são as feitas de madeira. O principal motivo dela ser tão comum é a facilidade, já que pode ser construída por carpinteiros e até mesmo os profissionais da obra.

Sendo mais utilizada em construções menores, a madeira possui um bom custo-benefício, podem ser pré-fabricadas ou feitas no canteiro.  

2. Aço

Muito mais resistentes do que as fôrmas de madeira, as de aço são mais recomendadas para quem quer obter mais precisão nas peças de concreto. Além disso, as de aço tem como a sua grande vantagem a reutilização, já que pode ser usada diversas vezes.

Essa vantagem é que torna as fôrmas de aço as escolhidas para empresas de pré-moldados, que precisam de um material resistente e reutilizável para a fabricação do concreto. 

3. PVC

Vista como uma alternativa à madeira, a utilização do PVC como fôrma está cada vez mais comum. Suas principais características são a facilidade de montagem, pelo seu peso ser leve. 

E, assim como o aço, é bastante reutilizável e tem como característica a sustentabilidade. 

5. Papelão

Bastante utilizadas para a concretagem de estruturas cilíndricas, e ao contrário da maioria, não pode ser reutilizada. A sua fácil montagem é sua grande vantagem mas por se desfazerem rápido, não são recomendadas para qualquer obra.

6. Alumínio

Se comportam de forma similar às de aço, porém, com a diferença no preço, que é menor, e é bastante utilizada em construções com curto prazo. Outra diferença em comparação com o aço, é a sua resistência e durabilidade que também é menor.

As fôrmas para concreto são apenas um dos elementos essenciais para a construção desse material tão usado em obras. Gostou desse conteúdo? Se sim, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram, para não perder nossas próximas atualizações.

Por |26 de maio de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário