26 de setembro de 2018

Quais os melhores materiais para construir um muro de arrimo?

Muros são, em sua essência, construções feitas para dividir terrenos. Podem ser de diferentes tipos e compostos por diversos materiais. No entanto, alguns vão além e são capazes de exercer outras funcionalidades, como composição de ambientes e reforço na segurança, seja ela humana ou estrutural. Um exemplo da última é o muro de arrimo. O muro de arrimo é usado para garantir estabilidade a um solo que possua risco de deslizamento de terra. É comum que seja erguido em terrenos com aclives ou declives, o que impede que, principalmente em casos de chuva forte, a terra não vá para a parte mais baixa do terreno. Ao conter a parte mais alta, o muro de arrimo estabiliza a pressão e segura a terra com chance de desmoronamento. Assim, ela não cede e acidentes e estragos graves são evitados. É fundamental, portanto, uma atenção especial ao processo de construção, trabalhadores e materiais utilizados. Além disso, é claro que o funcionamento perfeito só irá ocorrer se outros cuidados prévios forem tomados. Como a terra molhada fica mais pesada, os cálculos devem ser feitos com base em uma massa maior, contemplando a carga adicional proporcionada pela água. Para garantir que você faça uma escolha adequada, listamos abaixo algumas opções dos melhores materiais para construir um muro de arrimo.  

Blocos

Opção de menor custo, consiste em tijolos ou blocos estruturais, como os de concreto, unidos por argamassa. Tem menor poder de sustentação e é recomendado para ambientes com inclinação não muito elevada. Também pede técnica de drenagem para a água da chuva.  

Pedras

Pedra seca

O muro de arrimo feito desta maneira consiste em pedras unidas por um arame, o que forma um tipo de gaiola. A junção das pedras forma um muro que serve de sustentação. O método deixa o muro permeável e com sistema natural de drenagem. Possui custo baixo e é muito visto em estradas.  

Pedra com rejunte

Esta técnica une as pedras através de rejunte. Isso dificulta a drenagem natural que ocorre no anterior e exige que se crie um sistema de dreno a parte. Quando há facilidade na obtenção de pedras, é uma solução que apresenta pouco custo. Muito indicado para inclinações de, no máximo, 3 metros.  

Concreto

A construção de um muro de arrimo usando concreto armado é considerada a melhor opção. Possui a maior estabilidade em comparação aos outros materiais e pode ser utilizado desníveis de todos os tamanhos. Contudo, traz como principal desvantagem o custo e a demora no processo. Um muro de concreto exige que se estruture todo o madeiramento primeiro, para que só depois disso seja preenchido com concreto. Em função disso, seu preço se torna muito alto e, consequentemente, a solução é pouco utilizada.   Independente de qual for o material e técnica utilizados, lembre-se que o mais importante é sempre contar com a avaliação de um engenheiro e o acompanhamento de profissionais qualificados. Só eles poderão garantir uma obra bem executada que traga a segurança que o muro de arrimo precisa dar ao seu terreno.   Gostou de saber um pouco mais sobre muros de arrimo? Para ficar por dentro de ainda mais sobre este e outros assuntos, acompanhe a Pirâmide no Facebook, Instagram e Linkedin!