Início/Bloco de concreto/Como construir muro de arrimo com bloco de concreto?

Como construir muro de arrimo com bloco de concreto?

O muro de arrimo é uma construção feita com o intuito de, além de isolar o terreno, dar estabilidade a um solo que possua o risco de deslizamento de terra. É normalmente feito em terrenos que tenham declives ou aclives (um pedaço de terra mais baixo e outro mais alto). Ele pode ser construído com diferentes materiais e maneiras, sendo um deles o bloco de concreto.

Estas obras servem para a contenção da parte mais alta, o que estabiliza a pressão e segura a terra com chance de desmoronamento, de modo que ela não ceda. Para evitar que este tipo de acidente ocorra e cause estragos ou acidentes mais graves, é preciso que o muro seja bem feito.

A fim de garantir a qualidade da construção, é necessário um conhecimento técnico avançado, o qual pode vir a partir de uma empresa especializada, que também fará o serviço. É preciso igualmente a avaliação de um engenheiro a respeito da condição do solo para receber o muro.

Tendo a importância que tem, é evidente que o muro de arrimo deve ser feito com um material de qualidade. Para evitar um trabalho que deixe a desejar, a melhor opção é o bloco de concreto, já que ele oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento.

Composto por cimento, agregados (pedrisco, areia ou pó de pedra) e água, o bloco de concreto possui a vantagem de ser maior que os outros tipos, proporcionando agilidade na construção. Além disso, ele possui maior resistência, o que o permite suportar todo o peso e dispensa o uso de vigas e pilares.

 

Mas como construir com bloco de concreto?

Após uma pequena contextualização sobre muros de arrimo e blocos de concreto, é preciso saber como fazer a construção. Deixando sempre claro que o conhecimento técnico, seja seu ou de um engenheiro, em relação à condição da terra é imprescindível, acompanhe conosco algumas dicas!

Um cuidado importante porém muitas vezes esquecido é especificar o tipo e a quantidade de blocos de concreto que serão utilizados. Calcule a quantidade tendo em mãos as medidas da dimensão e da altura do muro, para que assim a compra dos blocos já seja feita de acordo com a necessidade.

Começando de fato o muro, no entanto ainda antes de começar o assentamento, deve-se preparar a sapata. É ela que vai amparar os blocos e dar sustentação à estrutura. Recomendamos que ela seja feita de concreto e tenha profundidade duas vezes maior que as medidas do muro.

Após feita a sapata, lave-a bem para remover partículas que podem atrapalhar o processo e comece a espalhar a argamassa em toda a região na qual os blocos serão fixados. Inicie o assentamento pelos cantos e vá colocando os demais blocos, sempre passando argamassa nos lados, até que a primeira fiada esteja feita.

Meça, então, se todos os blocos estão alinhados. Caso contrário, você pode usar um martelo de borracha e ajustar as irregularidades com batidas suaves.

Para a segunda fiada, distribua a argamassa na superfície dos blocos da fiada de baixo. Novamente passando também nos lados, assente os blocos da segunda de maneira que eles fiquem intercalados com os da primeira, deixando o meio do bloco sobreposto à junção dos dois de baixo.

Repita o processo até que o muro esteja com a altura desejada. Havendo a necessidade, conte com a ajuda de um profissional para usar um andaime no assentamento de camadas superiores.

 

Estas dicas foram úteis para você? Ficou com alguma dúvida? Estamos disponíveis para responder qualquer pergunta sobre muro de arrimo e bloco de concreto caso algo ainda não esteja claro. Aguardamos seu contato!

Por | 2018-09-13T12:48:24+00:00 12 de setembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário