Início/Bloco de concreto/Concreto bombeado ou pré-moldado?

Concreto bombeado ou pré-moldado?

O concreto é um dos materiais mais utilizados em construções de todos os tipos. Com a sua composição sendo apenas cimento, água e agregados, o seu grande uso é devido às inúmeras finalidades que o material possui.

Isso se deve ao fato de existir diversos tipos de concreto, sendo dois deles o concreto bombeado e o pré-moldado. Por serem dois dos mais utilizados, no texto a seguir vamos abordar as suas diferenças e vantagens de cada um e qual é o ideal para a sua obra. Confira!

O que é o concreto bombeado?

Com um processo de fabricação semelhante aos demais, a principal diferença do concreto bombeado está no seu transporte. Diferente dos outros tipos, ele é transportado através de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis, do local onde está armazenado até a obra.

O seu armazenamento é normalmente feito em caminhões-betoneira, que permite a movimentação do concreto enquanto o armazena. O tipo de transporte depende da obra e da distância entre o caminhão até ela. 

O concreto bombeado pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas é mais recomendado para aquelas de difícil acesso. Em construções altas, este tipo de concreto se torna útil, justamente pelo fato de se adequar a espaços mais difíceis de acessar. 

Outra vantagem dele é a rapidez da sua aplicação. Otimizando o tempo da obra, ela é ideal para quem preza pela entrega precisa da obra ou necessita de uma solução rápida. 

O que é o concreto pré-moldado?

Também conhecida como pré-fabricado, este tipo de concreto é normalmente produzido por uma empresa especializada e levado pronto até a obra. São peças de concreto pré-moldadas, produzidas em fôrmas de forma industrial ou no próprio local da obra.

Diferente do bombeado, que é líquido, o concreto pré-moldado são estruturas sólidas, em blocos montáveis. Portanto, com as peças pré-moldadas basta apenas encaixá-los em seu devido lugar.

A fabricação do concreto pré-moldado na própria obra não é recomendado por diversos motivos. Sendo o principal deles o maior trabalho e tempo preciso para a sua fabricação. Ao comprar o concreto pré-moldado pronto, de uma empresa, todas as suas vantagens são garantidas.

Uma das vantagens do uso de concreto pré-moldado é garantir menos desperdício dos materiais, o que, por exemplo, costuma acontecer com o bombeado. O planejamento pré-obra garante que todas as peças necessárias para a obra sejam entregues.

Outras vantagens são a otimização do tempo, facilidade e diminuição dos gastos com mão de obra. 

Qual é o melhor? Concreto bombeado ou pré-moldado?

Agora que você já conhece as principais características de cada um dos principais tipos de concreto, provavelmente está se perguntando qual dos dois utilizará na sua próxima obra. Ambas possuem suas próprias vantagens, que dependem do tipo de obra em que ele será utilizado.

Mas, como prometido, vamos falar qual dos dois é o ideal: o concreto pré-moldado! Quando comparado ao concreto bombeado, possui mais vantagens, sendo elas ainda mais atrativas. Afinal, qual obra não preza por rapidez, qualidade, custo menor e precisão?

É importante ressaltar que essa é apenas a nossa sugestão! A decisão fica a critério da obra e seu planejamento.

Caso queira adquirir blocos e pavimentos de concreto pré-moldados de qualidade, pode contar com a Piramide! Empresa especialista neste tipo de produtos de concreto, pronta para oferecer o melhor para sua obra. Para conhecer nossos produtos e realizar um orçamento, acesse o nosso site

Por |23 de setembro de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário