Início/Geral/Agregados do concreto: entenda o que são e quais são os tipos

Agregados do concreto: entenda o que são e quais são os tipos

Você já ouviu falar nos agregados do concreto? Não? Eles são materiais minerais sólidos e inerentes que compõem a fabricação de produtos artificiais resistentes ao concreto. Logo que foram criados, os agregados do concreto eram utilizados na mistura do cimento e da água para reduzir custos. 

Com os avanços da tecnologia no setor da construção civil, hoje os agregados do concreto são essenciais para dar resistência ao material. Além disso, seus tamanhos, densidades e formatos se modificaram também, ficando cada vez menores, mas sem perder a qualidade e funcionalidade. 

Os agregados do concreto são tão importantes que possuem normas específicas para seu uso. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os agregados do concreto devem ser compostos de grãos minerais duros, compactos, limpos, duráveis, estáveis e não devem interferir no endurecimento e hidratação do cimento, nem mesmo na corrosão da armadura. 

 

Principais tipos de agregados de concreto 

Os agregados de concreto são encontrados de quatro maneiras na construção civil: miúdo, graúdo, artificial ou natural, leves/normais/pesados. Mas qual a diferença de cada um? Para onde são indicados? A Piramide explica essas questões agora para você. Confira! 

 

Agregado miúdo 

O agregado miúdo é aquele com areia de origem natural, britagem de rochas ou a combinação dos dois produtos. Ele não apresenta grãos de tamanho único, sendo variados. Sua durabilidade e resistência estão diretamente ligadas à quantidade de água que é acrescentada ao concreto. 

 

Agregado graúdo

Britas de rochas estáveis, pedregulhos ou a mistura de ambos são os agregados graúdos. Para utilização do produto na fabricação do concreto, é preciso que eles sejam de boa qualidade, limpos e com granulação uniforme para que a massa fique resistente e seja econômica. 

 

Agregado artificial e natural 

O agregado artificial é conhecido por ser composto de pedras e areias de rochas. Sua diferença aos demais tipos está na modificação do seu tamanho, que é feita por ação humana. 

Já o agregado natural, assim como o nome já sugere, vem da natureza: das areias de rios e barrancos. 

 

Agregado leve/normal/pesado 

Por último temos os agregados leves, normais e pesados. Os agregados leves são aplicados em concretos com pouca densidade. Os normais são encontrados nos concretos convencionais, usados para construção de casas e muros

Já os agregados pesados servem para blindagem de radiação, por isso sua massa de concreto é mais resistente, pois há presença de minerais como ferro e titânio. 

 

Para que servem os agregados do concreto?

O processo de fabricação do concreto demanda muito tempo e um alto custo com produtos. É para reduzir os gastos e diminuir a execução do serviço que os agregados do concreto servem. Porém, é claro, sem perder a qualidade. 

Os agregados do concreto ajudam também na resistência e a reduzir os efeitos das variações da retração do cimento que é comum ocorrer quando não há o uso do produto. 

 

Importante lembrar: é preciso muita atenção na hora de comprar os agregados do concreto, pois a escolha de um produto de má qualidade pode afetar a estrutura da construção. Portanto, opte por agregados do concreto de uma empresa responsável e com certificação. 

 

Gostou das dicas? Não encontrou alguma informação por aqui? Então entre em contato conosco e tire agora mesmo suas dúvidas!

Por | 2019-07-29T13:04:32+00:00 26 de julho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário