Início/Bloco de concreto/Como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico?

Como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico?

Você sabia que além de todas as vantagens que os blocos de concreto apresentam, eles ainda podem ajudar no isolamento térmico da sua casa? Isso mesmo… agora no inverno, por exemplo, muitos imóveis acabam ficando com a sensação térmica um pouco mais baixa, deixando a casa mais fria. Por isso que, no texto de hoje, nós preparamos algumas dicas de como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico. Confira!  

 

Como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico dos imóveis? 

Agora vamos conhecer um diferencial bem interessante dos blocos de concreto em comparação com os demais tipos de produtos da sua categoria: a capacidade de isolamento térmico – que nada mais é do que a competência de um material ou estrutura em reduzir a entrada ou saída de calor de um local para outro. Sem esse isolamento, os ambientes chegam rapidamente ao mesmo frio ou calor que está na rua. 

Quanto maior for a resistência térmica do produto, maior será o isolamento térmico da estrutura, que é o caso dos blocos de concreto que têm uma resistência térmica bem alta, principalmente se comparado aos materiais de cerâmica

Algumas das principais vantagens em utilizar os blocos de concreto como isolantes térmicos em uma construção são: 

  • proporcionar maior conforto térmico e acolhimento para os moradores;
  • evitar que aconteça um efeito de estufa interna durante o verão;
  • impedir a dissipação de calor durante o clima frio, mantendo uma temperatura agradável dentro de casa; 
  • redução com as despesas referentes à climatização artificial no ambiente, como o uso de ar condicionado e aquecedores; 

Dicas de como ter um bom isolamento térmico na sua casa

Existem diversas dicas que explicam como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico. Algumas podem ser colocadas em prática após a obra e outras durante a própria construção da estrutura, como é o caso dos blocos de concreto como isolantes térmicos, essa é uma dica que faz parte da construção em si – assim como o uso de telhas, lajes, mantas térmicas e paredes. 

  • Telhas: uma das principais funções das telhas é a absorção de calor, atuando como uma barreira para impedir a incidência solar e altas temperaturas dentro de casa;
  • Lajes: as lajes também atuam como uma barreira para impedir a passagem de altas temperaturas para dentro do ambiente e ainda podem ser reforçadas com as mantas térmicas e impermeabilização;
  • Mantas térmicas: esses são produtos produzidos especificamente para a finalidade de impedir a passagem de temperaturas de um ambiente para o outro – é o caso da lãs de poliéster, lãs de rocha, lãs de vidro, lãs de poliestireno expandido (o popular isopor). 

Já uma recomendação bem interessante que pode ser colocada em prática após a construção, é criar um jardim vertical dentro de casa, isso ajuda e muito na sensação de conforto térmico. A presença de vegetação auxilia na umidificação do ar, evitando assim a troca de calor entre os ambientes, que ajuda e muito na regulação da temperatura. 

Outra dica que pode parecer simples, mas que também funciona, é utilizar a decoração da casa a favor do isolamento térmico. Isso é possível com o uso de tapetes, cortinas, papel de parede, películas – todos esses itens também ajuda na hora de manter os ambientes mais aconchegantes. 

 

Vantagens em utilizar blocos de concreto na sua construção

Como já citamos acima, os blocos de concreto apresentam grandes benefícios em uma construção. Temos um conteúdo exclusivo apontando diversos desses diferenciais: clique aqui para conferir o texto na íntegra. 

Vamos relembrar algumas das principais vantagens em utilizar os blocos de concreto em uma construção: 

  • baixo custo em relação a outros materiais da mesma categoria;
  • maior produtividade na obra;
  • ótimo alinhamento e medidas precisas, o que reduz a aplicação de revestimentos por quebras;
  • design diferenciado, apresentando diversas opções de modelos, medidas e formas;
  • os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico e também no isolamento acústico;
  • economia durante a obra: redução de argamassa, menor necessidade de mão de obra e menos volume de tinta aplicada;
  • permitem maior facilidade na hora de realizar as instalações elétricas, evitando recortes na alvenaria ou um retrabalho futuro; 

Ficou interessado em todas as dicas apresentadas e como os blocos de concreto ajudam no isolamento térmico? Agora é hora de colocar essas dicas em prática! E se tratando de blocos de concreto, entre em contato agora mesmo com quem entende do assunto! A Piramide Pré-moldados tem uma equipe especializada pronta para lhe atender. Entre em contato e saiba mais informações sobre nossos produtos.

Por | 2020-08-11T19:03:50+00:00 10 de agosto de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário