Início/Geral/Você sabe o que é slump test?

Você sabe o que é slump test?

O slump test, para quem utiliza concreto, é um procedimento bastante comum e necessário. Sendo o concreto um dos materiais mais utilizados em diversos tipos de obra, ter certeza da qualidade garante uma construção segura. E para garantir a qualidade dos materiais utilizados em obras, diversos testes se tornam essenciais.

O slump test é um dos procedimentos mais utilizados para certificar a eficiência do concreto. Saiba a importância do teste e como realizá-lo no texto a seguir.  

 

O que é o slump test?

Também conhecido como teste de abatimento do concreto, o slump test é um procedimento que tem como principal função, definir a consistência do concreto ainda fresco. 

A consistência do concreto define onde ele pode ser utilizado ou não. De acordo com a sua utilidade, ele deverá ter uma consistência específica, ou seja, as suas características. Uma dessas características é a sua fluidez, que impacta diretamente na sua trabalhabilidade.

Portanto, o teste mede a fluidez do concreto, consequentemente, definindo se ele é apropriado para o tipo de obra em que está envolvido. 

 

Como fazer o slump test?

Para realizar o teste, além do concreto a ser testado, um molde tronco cônico e um haste de compactação. Para o resultado do teste ser preciso, é necessário seguir as medidas exatas dos materiais. No caso do molde de tronco cônico, o seu diâmetro inferior deve ter 20 centímetros e o superior, 10 centímetros. Para a haste, é necessário que ela tenha um diâmetro de 16 milímetros.

É importante ressaltar que o teste deve ser feito em uma superfície plana e impermeável, para que nenhum líquido influencie no resultado. 

Para o teste em si, é preciso colocar o molde do tronco cônico na superfície com a base maior voltada para baixo e enchê-lo com o concreto até 10 centímetros de altura. Com a haste, de 25 golpes no concreto. A seguir, coloque mais uma camada de concreto e repita os golpes. Esse processo deve ser feito três vezes.

Entre 5 e 10 segundos, retire lentamente o molde e coloque-o do lado do concreto retirado, com a base menor voltada para a superfície.

Para finalizar, compare a altura do molde com a altura do concreto, que pode ou não estar dentro do limite de tolerância, que varia de acordo com o local onde ele será utilizado.

 

Normas para o teste de abatimento do concreto

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, dispõe de algumas normas sobre a realização do teste. Para cumprir o seu objetivo, seguir essas normas é importante, já que evita erros que interferem no resultado, e consequentemente, podem prejudicar a obra. 

 

Dentro da ABTN, há duas normas específicas sobre o procedimento. A primeira delas é a NM 67/1998, que diz respeito à determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. A segunda, NBR 10342/2012, diz respeito à perda de abatimento, definindo como mensurar tal perda.

 

Importância de realizar o teste

Além de fazer parte das do protocolo de uma obra, realizar o teste tem extrema importância. Sendo uma forma simples e prática de atestar a qualidade e resistência do concreto, o slump test garante que sua obra saia como planejado. 

 

A importância de garantir uma obra estável é o que torna o teste essencial. Para receber mais conteúdos como este, é só nos seguir em nossas redes sociais, no Facebook e Instagram.

 

Por |11 de junho de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário