Início/Bloco de concreto/Resistência do bloco quer dizer que ele é de qualidade?

Resistência do bloco quer dizer que ele é de qualidade?

Quando você está procurando materiais para construir ou reformar surgem várias dúvidas relacionadas à escolha do bloco de concreto ideal relacionadas à sua função estrutural, resistência, densidade, formato e tamanho.

Na publicação anterior ajudamos você a escolher o tipo ideal de bloco de concreto para a sua obra, seja ele de classe A, classe B ou classe C.

Agora a questão é outra: resistência do bloco é sinônimo de qualidade?

Não. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece alguns quesitos para a qualidade dos bloco de concreto, dentre eles estão: estabilidade mecânica, durabilidade em função da exposição à chuva, isolamento térmico, isolamento acústico e resistência ao fogo. Mas nem sempre os blocos de concreto que atendem à essas exigências são produtos de qualidade

Para um bloco de concreto ser de qualidade, o fabricante precisa controlar a matéria prima, ter procedimentos de dosagem, moldagem e cura, além de ter à disposição equipamentos adequados, calibrados e, principalmente, uma equipe bem treinada.

Existem algumas outras características que fazem parte dos requisitos normativos e também servem como indicadores de qualidade. São elas:

  • Resistência à Compressão: A resistência é a capacidade de que a parede de alvenaria tem para suportar as diversas ações previstas em projeto, como as cargas da estrutura, ventos, deformações, choques, entre outros.
  • Absorção de Água: Relacionada à impermeabilidade dos blocos de concreto, ao acréscimo imprevisto de peso a parede saturada e a durabilidade.
  • Precisão dimensional e Perfeição geométrica: Relacionado ao processo de fabricação (mistura homogênea, prensagem, secagem e cura controlada), que garante aos produtos grande regularidade de formas e dimensões, possibilitando a modulação da obra já a partir do projeto.
  • Textura superficial: Os blocos devem ser homogêneos, compactos e com arestas vivas (precisão dimensional). Devem estar livres de trincas e fraturas para não prejudique seu assentamento, resistência e durabilidade.

A Piramide Pré-Moldados garante resistência e qualidade na fabricação de seus produtos. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

Por | 2017-10-23T17:07:35+00:00 28 de setembro de 2017|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário