10 de setembro de 2021

O que são os oleofugantes?

Existem diversos produtos que servem especialmente para manter a qualidade de outros, como é o caso dos oleofugantes. Úteis para locais onde há a possibilidade de derramamento de óleos, que vão desde bancadas de cozinhas até estacionamentos. Mas é claro, muitos fatores fazem a diferença quando falamos de óleos, pisos, e porosidade. E para tirar todas as dúvidas sobre oleofugantes, a Piramide preparou este texto especialmente para garantir a qualidade e estética do seu piso. Para saber mais, é só continuar a leitura!  

O que são os oleofugantes?

Os oleofugantes são, basicamente, produtos feitos para garantir a conservação de locais onde há o derramamento de óleos. Portanto, ao utilizar ele um um piso, por exemplo, qualquer óleo que possa cair nele não irá danificá-lo, tornando a sua limpeza muito mais prática.  Existem diversas formas de limpar um piso onde cai óleo, e elas demandam o uso de diversos produtos químicos e um longo processo. O oleofugante é um facilitador, principalmente para locais onde a possibilidade de derrame de óleo é constante. Mas calma! Apesar de facilitar todo o processo, os oleofugantes não são totalmente impenetráveis. Com o uso desse produto, o ideal é remover o óleo o quanto antes, não sendo aconselhável esperar dias para realizar a limpeza. Ou seja, quanto antes o óleo for removido, mais fácil será. Mesmo com suas limitações, o oleofugante traz uma boa camada de proteção quanto aos óleos. Quando comparado aos locais sem a sua aplicação, é possível notar a grande diferença e os benefícios do seu uso.  

Onde utilizar?

No início deste texto nós comentamos brevemente sobre os locais onde o oleofugante pode ser utilizado, mas vamos explicar melhor. Para isto, conhecer o conceito de porosidade ajuda a entender onde é recomendado ele ser aplicado.  A porosidade está ligada a quantidade de fluidos que certa substância pode acumular. Quanto maior a quantidade de poros, mais fluidos ele pode absorver, ou seja, maior é a sua porosidade. E são nestes objetos com alta porosidade que o oleofugante pode ser aplicado. No caso de pisos feitos de pedras naturais, lajotas, madeira e qualquer tipo de piso cimentício, como o paver, é recomendado o uso dos oleofugantes.  Em outros locais onde, mesmo que a superfície não seja muito porosa, mas há grande frequência de contato com óleo, pode ser utilizado. Mas lembre-se de não deixar o óleo acumular por muito tempo!  

Como aplicar?

A aplicação dos oleofugantes é simples e normalmente no produto é explicado, o que pode variar é claro. Mas, basicamente, deve ser aplicado em uma superfície limpa. Portanto, no caso de pisos, o recomendado é que ele seja limpo com uma lavadora de alta pressão.  Depois de ser completamente limpa, é preciso que ela esteja também completamente seca para aplicação. Mas é aqui o limite! Para a sua aplicação, o recomendado é que ela seja feita por profissionais. O uso de equipamentos de proteção individual são também necessários para a segurança, por se tratar de um produto químico.  Existem diversos tipos de oleofugantes, que variam de acordo com a porosidade do local. Quanto a isso, consulte o produto, para garantir que seu piso obtenha a proteção ideal.    E aí, gostou de saber como deixar o seu piso, ou qualquer outra superfície, conservada por mais tempo? Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram