Início/Bloco de concreto, Geral/O que é traço do concreto?

O que é traço do concreto?

Mesmo quem não possui conhecimento no assunto, já sabe que o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo! O motivo? As suas diversas vantagens! Mas para garantir a sua qualidade, realizar o traço do concreto é essencial. 

Mas o que é o traço do concreto? Não se preocupe, é mais simples do que parece e iremos explicar tudo neste texto. A Piramide é especialista em produtos de concreto e vai te ajudar a entender tudo sobre este tão importante processo. Para saber o que é o traço do concreto e a sua importância, continue a leitura!

 

O que é o traço do concreto?

O traço do concreto pode ser considerado uma receita! Isso mesmo. Ele é uma lista com todos os ‘’ingredientes’’ necessários para construir a massa do concreto, assim como as suas quantidades. 

Os materiais básicos utilizados para a produção do concreto são a água, cimento, aditivos e agregados (brita, areia, pó de pedra, etc). Os aditivos escolhidos variam de acordo com a finalidade do produto, mas também merecem uma atenção especial.

Para garantir um produto de concreto de qualidade, é importante que a dosagem de cada material seja pensada com cautela. Qualquer erro na dosagem pode resultar em uma massa irregular e, principalmente, incompatível com a sua finalidade.

Existem diferentes tipos de traços de concreto, em que cada um possui um propósito. Mas, abaixo, iremos exemplificar um traço utilizado para pisos de concreto:

  • 1 saco de cimento 50 kg;
  • 8 latas e ½ de 18 litros de areia;
  • 11 latas e ½ de 18 litros de brita;
  • 2 latas de 18 litros de água.

Lembrando que os traços variam muito em razão das cargas que são descarregadas em diferentes produtos. Portanto, para cada obra é preciso definir um traço de concreto diferente. 

 

Qual é a importância de realizar o traço do concreto?

Construção são complexas, independente do seu tamanho, e cada detalhe faz toda a diferença! Como foi exemplificado acima, existem diferentes tipos de traços de concreto, cada uma para uma aplicação diferente. Portanto, o traço para pisos não deve ser o mesmo da fundação e assim por diante. 

Cada material utilizado na produção do concreto merece atenção, especialmente a água. A má dosagem da água é a causa mais comum de erros na produção do concreto. Tanto a falta dela quanto o excesso comprometem o resultado final.

 

Cuidados ao realizar o traço do concreto

Depois de definir o traço do concreto, ou seja, a dosagem de cada material para a sua produção, algumas dicas fazem toda a diferença para garantir a sua qualidade. Por exemplo, é preciso ter cuidado com a ordem ao combinar os materiais. 

Lembrando que a ordem muda dependendo da forma como o traço será produzido. Se for produzido manualmente, primeiro adicione o cimento à areia antes de adicionar a brita. Se for produzido com uma betoneira a ordem muda e assim por diante. 

 

Você já conhecia esse processo que garante a qualidade do concreto? Caso tenha gostado desse texto e queira receber mais conteúdos interessantes como este, siga-nos no Facebook e Instagram!

Por |22 de novembro de 2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário