Início/Geral/Muro de arrimo: saiba o que é e conheça os principais tipos

Muro de arrimo: saiba o que é e conheça os principais tipos

A construção civil é um setor que está sempre se modernizando, apresentando ao cliente materiais novos, com alta tecnologia envolvida, e também, estilos novos de edificações, seja na construção de casas, apartamentos, condomínios, e até mesmo muros, assim como o muro de arrimo. O muro de arrimo ou contenção nada mais é do que uma construção feita para dar estabilidade ao solo, principalmente aquele com algum risco de deslizamento de terra.

Por apresentar uma base tão importante, o muro de arrimo precisa ser construído a partir de um conhecimento técnico avançado, por isso pode ser necessária a contratação de uma empresa para fazê-lo. Mas antes disso, vale lembrar, que é necessário também o aval de um engenheiro para verificar as reais condições do solo para receber essa construção.   

Como podemos perceber a construção do muro de arrimo não é fácil, já que vários aspectos precisam ser verificados. Por isso, o material utilizado precisa ser de qualidade, para que assim, consiga resistir, suportar a instabilidade do solo, e possa, também, distribuir adequadamente a pressão do mesmo para todas as partes do muro, a fim de evitar deslizamentos.

A construção do muro de arrimo é indicada para terreno em que haja aclive ou declive do solo (uma terra mais alta e outra mais baixa), essas características fazem com que a terra se movimente, e algumas vezes, desça, podendo ocasionar estragos e acidentes graves. Para que isso não aconteça, o muro de arrimo é feito, garantindo que a terra não se desloque, ou caso isso ocorra, o muro assegura a contenção da terra, afinal, o muro de arrimo é considerado uma barreira.

Mas afinal, como construir um muro de arrimo? Pois bem, a Piramide preparou algumas dicas dos modelos de muro de arrimo mais encontrados. Vamos conferir!

A construção do muro de arrimo pode ser feita de várias maneiras, para saber qual é o ideal para seu tipo de terreno é preciso analisar o solo encontrado, somente após a análise é possível começar a obra. Hoje, no mercado, o muro de arrimo pode ser construído de concreto armado ou cerâmica, pneus, pedras, gabiões de pedra ou blocos de concreto, e também, paredes verticais ou quase verticais, mas para isso é necessária uma estrutura de solo fundada rasa ou profunda para dar a estabilidade ao terreno.

Muro de gravidade

O muro de arrimo por gravidade é considerado o mais encontrado nas residências e demais locais que tenham terrenos com desníveis menores que 5 metros. Ele é responsável por conter esses desníveis, dando a sustentação necessária para que deslizamentos não aconteçam. O muro de arrimo por gravidade conta com grandes dimensões, sendo que quanto mais alto ele for, melhor será sua resistência a força do solo. A sua construção pode ser feita com concreto armado, blocos de concreto, pedra e Sistema Logblock, todos eles encontrados na Piramide Pré-moldados.

O Sistema Logblock é novo e garante ao muro de arrimo por gravidade, mais contenção e um design diferenciado, design do favo de mel. Sendo de fácil montagem e desmontagem, podendo ser reaproveitado em outra obra. Outra vantagem do Sistema Logblock é que ele não necessita de argamassa, reforço com aço ou concreto para seu assentamento, diferente dos demais produtos.

Muro de concreto armado  

A construção do muro de arrimo de concreto armado precisa ser mais elaborado, é necessário mais alguns cuidados, como por exemplo, cálculo do solo. Por isso, apresenta um tempo a mais para execução da obra. Ele é feito a base de concreto e aço, o que garante ao terreno mais estabilidade quanto ao deslizamento de terra. É indicado para terrenos com grandes desníveis.  

Muro de flexão

O muro de arrimo de flexão é responsável por dar mais resistência ao solo, assegurando o equilíbrio necessário entre o muro e o solo para não ocorrer erosões.

 

Gostou das dicas? Siga a Piramide Pré-Moldados no Facebook e Instagram e acompanhe nossas novidades.

 

Por | 2018-06-29T18:56:37+00:00 29 de junho de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário