Início/Sem categoria/Conheça o passo a passo para o assentamento de pavers

Conheça o passo a passo para o assentamento de pavers

Se você busca um material que alia estética, boa qualidade e que garanta economia na hora de construir calçadas, estacionamentos e espaços externos, os pavers são peças muito indicadas. Eles são fáceis de serem colocados e permitem mais durabilidade do produto, além de proporcionar ótimo senso estético nos locais em que são instalados.

Os pavers também são chamados de piso intertravado ou pavimentos drenantes, pois apesar de apresentarem facilidade na hora do assentamento das peças, o local precisa passar por uma preparação adequada para que não ocorram infiltrações que danifiquem a obra, já que o assentamento de pavers é feito diretamente no solo, areia ou pó de brita.

Para realizar o assentamento de pavers corretamente e fazer o preparo da área em que as peças serão instaladas, a Piramide separou o passo a passo para você não errar na hora de fazer o assentamento. Vamos conferir!

Preparação do terreno

Antes de realizar o assentamento de pavers, o terreno onde eles serão colados precisa passar por uma preparação. É preciso verificar, sobretudo, a qualidade do solo ou se o terreno não apresenta desníveis. Caso seja constatada alguma dessas características, é preciso fazer a manutenção do local, deixando tudo nivelado para a inserção da camada de areia ou pó de brita, necessárias para realizar o assentamento das peças.

Colocação da areia ou pó de brita

Para realizar o assentamento, assim como foi citado acima, é necessário que haja uma camada de areia ou pó de brita embaixo, para dar mais resistência ao material depois de finalizado. Portanto, é indicado colocar uma espessura entre 4cm e 8cm de areia ou pó de brita, deixando uma camada uniforme. Para ter certeza que a camada será a certa, faça a utilização de tubos de material resistência, como por exemplo, o ferro, de 3cm a 5cm para dar suporte.

Verificação do alinhamento

O alinhamento correto para o assentamento de pavers deve ser paralelo ao meio fio da rua ou do terreno. Mas, para ajudar nessa tarefa, utilize uma linha bem esticada de uma ponta a outra do local onde serão colocadas as peças. Ela ajudará a ter uma base correta do alinhamento.

Assentamento das peças de pavers
Após todas essas etapas é chegada a hora de realizar o assentamento de pavers. A maneira como as peças serão encaixadas é opcional, mas vale ressaltar que, elas precisam ficar uma do lado da outra, sem que haja vácuo nenhum, para que não ocorra infiltração da água da chuva, por exemplo, que podem danificar a obra.

Salgar o piso

Aqui, a mesma areia utilizada para o colchão de areia feito no início, é colocada por toda a superfície dos pavers após o assentamento. Essa etapa é essencial, pois faz com que a areia penetre em todas as juntas dos pavers, garantindo mais durabilidade do produto.

Compactar o piso

Com a ajuda de uma máquina própria para o assentamento de pavers, ocorrerá a compactação do piso. Que nada mais é do que o piso ser batido por essa máquina, realizando o assentamento final de cada uma das peças sobre a areia ou pó de brita, deixando os pavers firmes e resistentes.

Varrição e limpeza

Para finalizar é preciso fazer a limpeza do piso. Os pavers devem ser varridos e lavados para retirada de toda sujeira e resto de areia que ficam após o assentamento das peças.

Gostou das dicas? Está precisando de pavers para a obra da sua casa ou empresa? Entre em contato com a Piramide e conheça mais detalhes sobre o produto.

Por | 2018-08-08T16:51:41+00:00 8 de agosto de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário