15 de janeiro de 2018

Como é o processo de fabricação dos blocos de concreto?

Com a vida agitada, as pessoas estão cada vez com mais pressa para realizar as tarefas do dia a dia. Quando falamos da construção de um imóvel não é diferente: os moradores sempre querem o imóvel pronto o mais rápido possível. E, para ajudar a diminuir o tempo das obras, sem deixar que o cliente se sinta satisfeito, utilizar blocos de concreto é a melhor solução. Os blocos de concreto muito úteis e práticos na hora de construir um imóvel em pouco tempo, mas sempre mantendo a qualidade do material oferecido. Para tirar suas dúvidas de como é a esse material é produzido, fizemos um resumo de como é o processo de fabricação dos blocos. Confira!

1)Armazenamento do cimento

O cimento é estocado em silos metálicos para conservar a qualidade do material.

2) Controle de Agregados

O controle de agregados é composto por areia, pó de pedra e pedrisco que fazem parte do bloco de concreto. São esses elementos que dão liga para os blocos assim que ficam prontos. Nessa etapa, os agregados são analisados em laboratório. Para isso, técnicos utilizam uma peneira para verificar se eles são ideais para a construção dos blocos.

3) Preparação do concreto

Esteiras são responsáveis por preparar o concreto utilizado na fabricação dos blocos. Os materiais que chegam pela esteira são levados até um misturador, onde são preparados. Vale ressaltar que cada tipo de bloco tem um traço diferente, que é a proporção entre água, cimento e agregados.

4) Prensa

Nessa etapa, o concreto fabricado é levado até a vibroprensa por caçambas, onde os blocos são prensados e começam a tomar forma.

5) Paletização

Após serem prensados, os blocos são empilhados sobre madeiras e plastificados com um filme de polipropileno.

6) Cura

Uma empilhadeira leva os blocos até uma câmara a vapor, com 80oC e umidade a 100%. Esse vapor faz com que acelere o processo de cura, que é a hidratação e firmeza do cimento. Os blocos ficam por cerca de 12 horas, até obterem a resistência ideal.

7) Controle de qualidade

Após dois dias, alguns blocos de cada lote são colhidos para testes de resistência à compressão, além de inspeções de dimensões, acabamento, espessura, tonalidade e integridade. Os testes são repetidos depois de 28 dias.

8) Estoque. Blocos prontos para venda

Por fim, antes de serem vendidos aos consumidores, os blocos ficam estocados para controle de qualidade. Não perca as nossas novidades. Siga a Piramide Pré-Moldados no Facebook e Instagram e fique por dentro de todos os nossos serviços e conteúdos.