25 de fevereiro de 2019

Os tipos de blocos de concreto e suas aplicações

Definição de concreto

De maneira simples, concreto é - sem sombra de dúvidas - o material mais utilizado na construção civil. Basicamente, o concreto conhecido por todos nós é composto por uma mistura de água, cimento e agregados. Os elementos mais comuns no concreto são: Aglomerante - cimento Portland Agregado miúdo - areia natural Agregado graúdo - pedra britada Aditivo - plastificantes retardadores de pega Adições - metacaulim, cinza volante, pozolanas, cal Água  

O que são blocos de concreto?

Os blocos de concreto são artefatos construídos com concreto (é claro!), também conhecidos como blocos de cimento. Muitos apresentam dois grandes furos verticais e são, tradicionalmente, utilizados para construir muros e paredes. Historicamente, surgiram em 1902 para oferecer maior segurança às construções, sobretudo, de casas, escolas e hospitais. Quando falamos no emprego do bloco de concreto, a sua maior participação acontece em alvenaria estrutural. Porém, também é ótima opção para estruturas com alvenaria de vedação.  

Blocos de concreto - composição

Partindo da premissa que concreto é uma mistura homogênea de cimento, areia, água e agregados, o bloco de concreto - a rigor - apresenta a mesma composição. A forma do bloco se dá quando o concreto, já com o traço definido (proporção entre água, cimento e agregados), é levado por caçambas à vibroprensa onde, por meio de formas, o formato de definido. Os blocos de concreto apresentam formas e resistências à compressão diferentes. Dependem de alguns fatores como: traço, adição de pigmentos inorgânicos durante a fase da mistura e - vibração e compressão estabelecidas pela vibroprensa.  

Tipos diferentes de blocos de concreto

Agora que já falamos um pouquinho sobre concreto e sua composição - blocos de concreto e sua fabricação - precisamos abordar os aspectos mais importantes desses artefatos: os tipos de blocos, suas respectivas resistências e suas aplicações. Como mencionamos acima, formato e resistência do bloco de concreto se dão a partir da passagem da mistura de concreto pela vibroprensa. É lá, a priori, que fabricamos os diferentes tipos de blocos de concreto encontrados no mercado. Os tipos mais comuns de blocos são divididos por categorias e classes. Da seguinte maneira: Famílias: M10, M15 e M20  Classes (resistência em MPa):  

Tipos de blocos de concreto e aplicações

Aprendemos que os blocos de concreto são peças imprescindíveis no mercado da construção civil. Trazendo aquele conceito dos pré-fabricados ao bloco de concreto em si, podemos dizer que a peça também traz excelentes resultados - além das diversas reduções e economias (financeira, mão de obra, tempo de execução, etc.).  

Os tipos de blocos

Bloco estrutural

Como o próprio nome já diz, o bloco de concreto do tipo estrutural é utilizado em paredes de casas e edifícios. Por sua forma e resistência - e apresentar furos em sua estrutura - não exige a presença de vigas e pilares para sua sustentação. É uma boa opção para diversos tipos de obras, pois consome menos material e exige um número menor de pessoas envolvidas com a execução do projeto. Os furos presentes na estrutura do bloco de concreto possibilitam uma rápida instalação - de redes elétricas e sistemas hidrossanitários. As estruturas com blocos de concreto não permitem alterações futuras e exigem acompanhamentos criteriosos do projeto e da execução, uma vez que, depois de montadas as paredes, não será mais possível mudá-las de lugar. Basta lembrar que a alvenaria estrutural é construída por meio de módulos e essas estruturas estão ligadas, umas as outras. Os blocos de concreto estruturais são bastante utilizados em construções de muros em áreas que contemplam: prédios públicos, empresas de médio e grande portes e condomínios.

Bloco de vedação

Diferentemente do bloco estrutural, o bloco de vedação - em momento algum - será utilizado para suporte de estruturas, pois, é fabricado para o fechamento de paredes - assim como os tijolos cerâmicos. Como são empregados, quase que unicamente, em fechamento de vãos - são os mais comuns e baratos entre os tipos de blocos de concreto. Assim como os outros tipos de blocos, os do tipo vedação apresentam furos para passagens de fios, dutos e tubulações, sem a necessidade da quebra de parede.

Canaleta

Os blocos de concreto do tipo canaleta apresentam forma visual similar aos dois blocos anteriores, porém com um furo longitudinal, mais largo e vazado - o que facilita a passagem de ferragens e concreto. Muito utilizados em vergas e contravergas, além de cintas de amarração. São colocados como peças de encaixe entre empenas e lajes.  

Tamanho dos blocos

Bloco 10 - 9 cm de espessura / 19 cm de altura e 39 cm de comprimento. Indicação: paredes internas de casas.   Bloco 15 - 14 cm de espessura / 19 cm de altura e 39 cm de comprimento. Indicação: paredes externas. Bloco de 20 - 19 cm de espessura / 19 cm de altura / 39 cm de comprimento. Indicação: paredes externas e fundações.   A Piramide Pré-Moldados buscou apresentar, mais uma vez, conceitos e definições que muitas vezes atrapalham a vida do cliente na hora de decidir sobre qual o tipo de bloco de concreto deve ser empregado nos diferentes tipos de obras. Sempre com o foco no cliente, a Piramide está de portas abertas para orientar e auxiliar na escolha das melhores soluções quando o assunto for pré-moldados. Portanto, não perca mais tempo! Venha conversar conosco, tirar suas dúvidas e conhecer o nosso mix de produtos.