27 de março de 2020

Como fazer instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto?

Uma dúvida que muitas pessoas encontram quando o assunto é alvenaria estrutural é: Como fazer as instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto em construções? Afinal, esse é um ponto que precisa de bastante atenção dos profissionais envolvidos na obra. Por isso, hoje, vamos abordar esse tema e apresentar algumas dicas de como proceder em situações como essa. 

O que é alvenaria estrutural e quais seus benefícios?

A alvenaria estrutural tem sido a escolha de muitas construtoras por proporcionar maior rapidez na entrega da obra e mais economia na construção dela. É um sistema  em que as paredes são feitas por blocos de concreto, que formam a estrutura da edificação, e suportam a carga do peso das próprias paredes da laje e da cobertura. 

Como fazer instalações em blocos de concreto?

Diferente dos outros tipos de materiais de obras, o produto requer técnicas específicas na hora das instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto. De acordo com a NBR 15961-1:2011 (Alvenaria Estrutural – Blocos de concreto). item 10.2.1: – “Não são permitidos condutores de fluidos embutidos em paredes estruturais, exceto quando a instalação e a manutenção não exigirem cortes”. Isso significa que uma construção de blocos de concreto, não deve receber condutores de fluidos (como água e gás) e nem manutenções que exigem cortes, perfurações ou qualquer manuseio que interfira na estrutura da obra.  Sendo assim, algumas medidas precisam ser tomadas na hora de projetar uma obra com blocos de concreto, como, por exemplo:

Planejamento

Uma das medidas recomendadas para fazer instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto é o planejamento. Essa etapa é muito importante pelo fato de ficar mais fácil de preparar as instalações, tendo um estudo da construção feito pelos profissionais responsáveis.  O arquiteto e o engenheiro estrutural precisam fazer parte do planejamento juntos, já que um vai precisar das considerações do outro, para definir as necessidades da obra. Só assim poderão evitar possíveis complicações e garantir o bom funcionamento da obra e das instalações elétricas e hidráulicas.

Criação de Shafts

Uma das saídas para garantir o bom funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto é a criação de shafts na construção - shafts são aberturas verticais por onde passam as tubulações. A função do shaft é justamente permitir e facilitar o acesso fácil do encanador, caso seja necessário.  Ao criar shafts nas obras de blocos de concreto é preciso considerar o espaço que vai ocupar, a disposição e fixação adequada das tubulações - eles podem fazer a função de fossos de ventilação e iluminação.  O shafts podem ficar nos banheiros, cozinha ou área de serviço. Por eles vão passar colunas de água, tubos de gordura e sabão, instalações elétricas, telefônicas, medidores de gás, centro de mediação elétrica e geral do telefone. 

Colocando o projeto em prática

Com todas as ações definidas e a criação dos shafts, o próximo passo é colocar o projeto em prática e começar as instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto. Umas das principais dicas é que a alvenaria deve ser cortada na vertical e não na horizontal, para que assim seja possível embutir as instalações nesse furos feitos no produto. É importante também verificar a possibilidade de inserir paredes internas - não estruturais - (apenas como função de vedação), pois permitem embutir as instalações nessas paredes, como nos banheiros, por exemplo. Agora que você já tem informações precisas sobre como fazer as instalações elétricas e hidráulicas com blocos de concreto, é hora de procurar profissionais especializados que possam fornecer um produto de qualidade e com segurança para sua obra.  Por isso nós da Piramide Pré-moldados temos uma equipe à disposição para lhe atender. Acesse nosso site e confira em detalhes os blocos de concreto Piramide.