11 de abril de 2018

Conheça os tipos de concreto do futuro

A construção civil é um dos setores que mais cresceu e teve avanços nos últimos anos no Brasil. Afinal, a todo o momento, surgem obras dos mais diversos tipos para serem construídas. Muito desse crescimento se dá pela tecnologia envolvida no momento da fabricação do concreto, a cada dia novas tecnologias surgem, dando ao material uma qualidade maior e mais resistência. O que ainda gera preocupação quanto à fabricação do concreto é o material utilizado, que apesar dos avanços da tecnologia, ainda causa muitos danos ao meio ambiente, como por exemplo, a emissão de poluentes como o CO². Por isso é que muitas empresas, assim como a Piramide Pré-Moldados tem discutido esse assunto, e assim surge a pergunta: Que tipo de concreto utilizar para diminuir o índice de poluentes na atmosfera? A Piramide separou alguns tipos de concreto do futuro que farão toda diferença na hora de construir um imóvel, garantindo uma obra sustentável e parceira do meio ambiente. Vamos ver quais!

Concreto por reaproveitamento

Pensando nos impactos que a fabricação do concreto causa ao meio ambiente é que o cimento por reaproveitamento será um dos mais pedidos para o futuro. Esse concreto permite que resíduos sólidos que sobram de outra construção ou demolição possam ser usados na fabricação de um novo concreto. É o reaproveitamento de materiais como a areia, madeira, vidro como forma de substituição da brita, por exemplo. Assim, além de ajudar ao meio ambiente, não descartando materiais que demoram a se decompor, é possível reduzir o custo total da obra.

Concreto contra rachaduras

Segundo estudos da Universidade de Delft, na Holanda, o problema com rachaduras no concreto que é comum ocorrer depois de alguns anos da construção pode estar com os dias contados. Isso porque a nova forma de construção do concreto traz na sua fórmula a bactéria Bacillus Pseudofirmus que, assim que entra em contato com a água, cria um calcário, que não deixa as rachaduras aparecerem, mantendo-o durável por muito mais tempo.

Concreto Translúcido

Quando pensamos que a tecnologia dentro da construção civil já avançou tudo que podia, é que surgem ideias como essa do concreto translúcido. Agora, você pode estar se perguntando: Mas o que é o concreto translúcido? Como ele funciona? É ideal para que tipo de construção? Bom, o concreto translúcido é elaborado com fibras óticas que permitem a entrada de luz solar em todos os ambientes da casa, apartamento, construções de imóveis em geral. Com isso, ao invés do gasto excessivo com luzes artificias para iluminar a casa, o concreto translúcido permite a entrada de luz solar durante todo o dia. Por fim, como consequência você terá a economia de luz, que também colabora com o meio ambiente. O concreto translúcido não é tão novo no mercado, ele já pode ser encontrado há cerca de 5 anos. Especialistas da área garantem que a luz emitida por esse concreto é semelhante às luzes fluorescentes e que a luminosidade é conservada por muito tempo. Gostou das dicas sobre os tipos de concreto do futuro? Entre em contato com a Piramide Pré-Moldados e confira mais detalhes.