12 de junho de 2019

Você sabe o que é o concreto protendido? Conheça-o aqui!

O concreto é conhecido, dentro das construções, como a base de suporte para sustentação de vigas, tijolos, entre outros. Mas, em muitos casos, só ele não consegue suprir toda a demanda de resistência, o que pode causar graves problemas de estrutura nas edificações. Para evitar tais complicações, existe o concreto protendido, técnica usada para aumentar a resistência à tração do concreto. Esse método ganhou força no Brasil no início dos anos 90, porém ele já era muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos. O objetivo principal do concreto protendido é aumentar o desempenho das estruturas durante a construção. Para isso, são usadas barras de aço, as quais garantem o potencial de compressão do concreto, distribuindo igualmente os esforços de tração para armadura e eliminando o aparecimento de quaisquer rachaduras, fissuras e deformações.  

Principais vantagens do concreto protendido

- Garante mais estabilidade e segurança na construção de pontes, prédios, plataformas de petróleo, passarelas, viadutos e residências; - Economia de custos; - Diminuição do impacto ambiental; - Redução de rachaduras e fissuras; - Diminuição da altura do vão de uma figa; - Manutenção simples e com menor custo; - Suporta grande volume de carga; - Permite o uso de pré-moldados; - Garante melhor desempenho estrutural e densidade para as peças pré-moldadas; - Garante leveza nas estruturas das edificações; - Permite grandes obras arquitetônicas.   Sempre com todas essas vantagens, você pode encontrar o concreto protendido de duas formas: pré e pós-tracionadas. Confira as principais características dessas estruturas:  

Concreto protendido pré-tracionado

Nesse caso, assim como o nome já diz, sua estrutura ocorre antes do concreto ser inserido entre as barras de ferro. Um pré-alongamento da armadura ativa é realizado, como se fosse uma moldagem da peça. Depois, o concreto é colocado na armadura de protensão e então deve-se esperar pelo seu endurecimento, o que pode ser chamado de ancoragem por aderência. Depois de pronto, os apoios de ferro podem ser liberados ou cortados, ajudando a diminuir o atrito das peças e auxiliando no suporte de grandes cargas.  

Concreto protendido pós-tracionado

Para ter o resultado desejado, o concreto protendido pós-tracionado conta com o auxílio de um macaco hidráulico, pois sua ancoragem é feita após a concretagem. Entre as vigas de concreto é inserido um “fio” que, com a compressão do macaco hidráulico, consegue combater a tração do concreto. Nessa estrutura, a resistência da construção pode aumentar até 5 vezes comparada ao concreto convencional.    

Principais aplicações do concreto protendido

O concreto protendido é o que existe de mais moderno no setor da construção civil. Com ele é possível se arriscar em grandes obras de engenharia e arquitetura como:     Vale saber: Aqui no Brasil, duas obras chamam muita atenção pela sua beleza arquitetônica e estrutura: a Ponte Rio-Niterói e o Museu da Arte Contemporânea, ambos no estado do Rio de Janeiro. Nos dois casos, durante a construção, foi usado o concreto protendido para garantir a resistência e segurança das estruturas.   Tirou suas dúvidas sobre o concreto protendido? Quer saber mais curiosidades sobre a estrutura? Siga a Piramide no Facebook e no Instagram e fique por dentro das novidades.