25 de julho de 2018

Como saber se um bloco de concreto é de boa qualidade?

O bloco de concreto está sendo cada vez mais usado na construção de casas, prédios, muros e até mesmo como objeto de decoração de ambientes. Por isso é necessário que o bloco de concreto apresente uma boa resistência e excelente qualidade para que prejuízos não aconteçam depois da peça comprada e a obra terminada. Mas aí que surge a pergunta: Como identificar se o bloco de concreto é de boa qualidade? Afinal, pode acontecer de algum fabricante utilizar materiais inadequados, que não estão nas normas da ABNT, na hora da fabricação dos blocos e isso refletir na qualidade do material que chega até o consumidor.

Para ajudar você a identificar a qualidade do bloco de concreto a Piramide Pré-moldados, empresa especialista no assunto, separou alguns testes que podem ser realizados antes da compra do produto. Você mesmo pode fazê-los. Vamos conferir!

Verifique as medidas do bloco de concreto
Uma maneira de identificar a qualidade do bloco de concreto é fazendo uma análise rápida das suas medidas. Sabe por quê? O bloco de concreto que segue a norma da ABNT NBR6136, apresenta variação na espessura que não pode ser superior a 5mm e nem a largura que deve chegar até 3mm. Caso o bloco apresente números maiores que esses, seu alinhamento pode ser prejudicado, indicando que o produto não é de boa qualidade.

Faça o teste de absorção do bloco de concreto
O bloco que apresenta boa qualidade tem uma resistência maior a absorção de umidade e outras intempéries. Portanto, coloque um pouco de água sobre o bloco de concreto, caso ela seja absorvida com facilidade, sem ele ficar com excesso de umidade, é sinal que o bloco de concreto é de boa qualidade e resistente contra a ação do tempo.

Verifique a aparência do bloco de concreto
O bloco de concreto não apresenta partes quebradas, rachaduras ou até mesmo arestas danificadas? Então é sinal que o pavimento é de boa qualidade. É sinal que ele não apresentará desgastes logo em seguida, como começar a esfarelar, quebrar, entre outros.

Verifique se o preço não está abaixo do mercado
Como diz o ditado: o barato pode sair caro. A compra de materiais a baixo custo é muito comum, afinal economizar, em alguns casos, é preciso. Mas na hora de comprar materiais para realizar uma obra, como o bloco de concreto, é importante ficar atento se o preço não está muito abaixo dos demais encontrados no mercado. Isso pode ser um sinal de que o pavimento de concreto não apresenta boa qualidade e que os produtos utilizados na sua fabricação não são bons. Com isso, você terá o desgaste maior do bloco, a quebra dele com mais facilidade, e ao invés de economizar, você terá um gasto redobrado com a compra de outras peças. Portanto, fazer a pesquisa de preço para adquirir um produto mais em conta é fundamental, mas a atenção deve ser redobrada quando o valor for muito inferior.

Viu como depois dessas dicas ficou fácil identificar se o bloco é de boa qualidade? Está construindo e precisa de pavimento de concreto com qualidade, fabricado a partir de materiais indicados conforme as normas da ABNT? Siga a Piramide no Facebook e confira mais detalhes sobre nossos produtos.